Sorveterias ampliam horário e vendas triplicam em época de seca e calor
Com mais de 30 dias sem chuva na Capital, em um inverno atípico de temperaturas altas, as vendas de sorvetes e picolés praticamente triplicaram em algumas sorveterias de Campo Grande. Uma das maneiras encontradas para dar conta da demanda de clientes, é estender o horário de funcionamento principalmente nos finais de semana onde a procura é maior.
No Delícias do Serrado, localizada na Rua Barão do Rio Branco a encarregada de vendas Lucicléia Barbosa Victor, conta que com relação ao mês passado as vendas triplicaram. A procura foi tanta que precisou de pedido extra para repor o estoque de picolés.
"Há duas semanas ficamos sem estoque de picolés e tivemos que fazer pedido extra para dar conta da demanda. A água mineral também ficou em falta e tivemos que comprar em regime de urgência", conta Lucicléia.
Apesar do movimento intenso durante os finais de semana, Lucicléia comenta que em duas segundas-feiras, tiveram que estender o horário de atendimento em duas horas para atender os clientes. "Fechamos às 20h, mas como o tempo estava muito quente, tivemos que fechar às 22h para atender os clientes da loja. A noite as vendas acabam fora do horário devido ao calor e temperatura alta", diz.
Além dos sorvetes e refrigerantes, água mineral é outro item que tem vendido bastante, até mais que refrigerantes. "Tanto a compra como a venda com relação a água mineral e o refrigerante está dentro da normalidade, mas já notamos que o consumo aumentou nessa época de clima seco".
Segundo ela, os sabores de picolés que mais saem nessa época de estiagem são os de cajá-manga, melancia, limão e tamarindo, pois apresentam sabor refrescante e saciam a sede. Já os menos consumidos nessa época são os sabores cremosos ou muito doces, já que aumentam a sede.
Outro que comemora o aumento das vendas é Leandro de Matos, proprietário da Capricho Sorvetes, localizada na Barão do Rio Branco, de acordo com ele, as vendas aumentaram em 20%, além do sorvete ele vende água, refrigerante, sucos e salgados.
"A venda de sorvete, água e suco aumentou bastante, em compensação as vendas de salgados tiveram queda nessa época do ano, quase ninguém compra salgado com esse tempo seco. Nas bebidas notamos que água e suco tem saído mais que refrigerante", afirma.
De acordo com Leandro, as vendas de suco tiveram um aumento de 30% se comparado as vendas de refrigerantes. "As pessoas preferem consumir mais água e suco ao refrigerante, além do que é raro vermos pessoas trazendo água de casa para tomar na rua".
Autônomos - Já para os vendedores autônomos, as vendas não são boas e não há o que comemorar. Vera Lúcia Diviroli, vendedora de sorvetes e milk shakes da região central diz que as pessoas estão comprando menos esse mês. Ela relata que em períodos de movimento chega a vender em média 100 casquinhas por dia. "As vendas são boas até o dia 15 do mês, quando as pessoas começam a receber, depois começa a ficar fraca".
A vendedora Jandira Alves de Queiroz, também reclama do baixo movimento, para ela as vendas diminuíram por conta da crise. "Vendo água, refrigerante e o sorvete, as vendas já foram boas, na semana do Dia dos Pais notei que houve um aumento de vendas, depois caiu novamente", diz.