ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Variação de preço do material escolar chega a 1.505%, segundo Procon

Mariana Rodrigues | 19/01/2016 12:41
Foram oito estabelecimentos pesquisados em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)
Foram oito estabelecimentos pesquisados em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)

Pesquisa sobre material escolar, divulgada hoje (19) pelo Procon, mostra aumento de 4,92% nos valores médios dos itens, se comparado a análise feita em novembro do ano passado. O que mostrou maior diferença foi um mini dicionário, com variação de 1505,53%.

Os fiscais do Procon estiveram em oito estabelecimentos de Campo Grande e verificaram o preço de 228 itens, destes o mini dicionário Demais foi encontrado sendo vendido por preços que variam de R$ 2,99 a R$ 48, dependendo do local.

No comparativo entre os meses de novembro e janeiro lideraram o ranking de maior variação de preço as folhas de EVA adesivas, agenda anual de personagens, papel de presente, borracha branca pequena simples, mini dicionário, apontadores de plástico, cola bastão e caneta esferográfica.

O apontador de plástico simples com um furo sem depósito apresentou a menor variação de uma pesquisa para outra, com índice de -0,88%. As folhas de EVA adesivas apresentaram a menor variação, de acordo com a pesquisa, sendo o menor valor R$ 10,90 e o maior valor de R$ 11,00, isso representa 0,92%.

Com variação de 263,41%, a agenda escolar 2016 é encontrada por R$ 3,99 a R$ 14,50. A borracha branca pequena simples aparece em terceiro lugar na lista com uma variação de 933,33%. Ela é encontrada por R$ 0,15 a R$ 1,55, dependendo do estabelecimento pesquisado.

O objetivo da pesquisa é esclarecer e oferecer uma referência ao consumidor através dos preços médios obtidos dentro da amostra pesquisada.

De acordo com a superintendente do Procon/MS, Rosimeire Cecília da Costa, a pesquisa acaba funcionando como uma utilidade publica. "E orienta o consumidor a fazer a compra de acordo com o seu orçamento. Outro objetivo da pesquisa, mesmo que indireto, é mostrar a incongruência entre os fornecedores", conclui.

Nos siga no Google Notícias