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Educação e Tecnologia

Alunos de escolas federais e particulares acessam a graduação mais rápido

Na rede federal, 58% dos alunos de 2022 ingressaram na graduação em 2023; escolas privadas alcançaram 59%

Por Mylena Fraiha | 04/10/2024 19:20
Estudantes do IFMS durante aula no campus de Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Estudantes do IFMS durante aula no campus de Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Alunos das redes federal e privada, assim como aqueles que concluíram o ensino médio articulado à EPT (educação profissional e tecnológica), são os que mais conseguiram aprovação direta para o ensino superior logo após o término do ensino médio. É o que revela o Censo da Educação Superior, publicado nesta quinta-feira (3) pelo MEC Ministério da Educação) e pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Na rede federal, 58% dos estudantes que concluíram o ensino médio em 2022 ingressaram na graduação no ano seguinte. Já os concluintes das escolas privadas apresentaram um desempenho ligeiramente superior, com 59% de aprovação no ensino superior logo após a formatura.

Os estudantes que finalizaram o ensino médio articulado com a educação profissional, seja de forma integrada ou concomitante, também tiveram mais facilidade para acessar a educação superior no ano seguinte. Desse grupo, 44% entraram em um curso de graduação imediatamente após a formatura, um percentual que supera a média nacional.

Em contrapartida, alunos oriundos de escolas estaduais ficaram abaixo da média, com apenas 21% ingressando no ensino superior logo após concluir o ensino médio. No total, apenas 27% dos concluintes do ensino médio no Brasil em 2022 conseguiram entrar na educação superior em 2023.

A pesquisa também analisou o acesso à educação superior por modalidade de ensino, mostrando que o ensino regular se destacou com 30% de ingressos, enquanto a EJA  (educação de jovens e adultos) apresentou um índice de apenas 9%.

Outro aspecto importante considerado foi a localização das instituições de ensino. Enquanto 27% dos alunos de escolas urbanas conseguiram ingressar na educação superior imediatamente após a conclusão da educação básica, apenas 16% dos estudantes de escolas rurais tiveram o mesmo sucesso.

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