Alunos de escolas federais e particulares acessam a graduação mais rápido
Na rede federal, 58% dos alunos de 2022 ingressaram na graduação em 2023; escolas privadas alcançaram 59%
Alunos das redes federal e privada, assim como aqueles que concluíram o ensino médio articulado à EPT (educação profissional e tecnológica), são os que mais conseguiram aprovação direta para o ensino superior logo após o término do ensino médio. É o que revela o Censo da Educação Superior, publicado nesta quinta-feira (3) pelo MEC Ministério da Educação) e pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Na rede federal, 58% dos estudantes que concluíram o ensino médio em 2022 ingressaram na graduação no ano seguinte. Já os concluintes das escolas privadas apresentaram um desempenho ligeiramente superior, com 59% de aprovação no ensino superior logo após a formatura.
Os estudantes que finalizaram o ensino médio articulado com a educação profissional, seja de forma integrada ou concomitante, também tiveram mais facilidade para acessar a educação superior no ano seguinte. Desse grupo, 44% entraram em um curso de graduação imediatamente após a formatura, um percentual que supera a média nacional.
Em contrapartida, alunos oriundos de escolas estaduais ficaram abaixo da média, com apenas 21% ingressando no ensino superior logo após concluir o ensino médio. No total, apenas 27% dos concluintes do ensino médio no Brasil em 2022 conseguiram entrar na educação superior em 2023.
A pesquisa também analisou o acesso à educação superior por modalidade de ensino, mostrando que o ensino regular se destacou com 30% de ingressos, enquanto a EJA (educação de jovens e adultos) apresentou um índice de apenas 9%.
Outro aspecto importante considerado foi a localização das instituições de ensino. Enquanto 27% dos alunos de escolas urbanas conseguiram ingressar na educação superior imediatamente após a conclusão da educação básica, apenas 16% dos estudantes de escolas rurais tiveram o mesmo sucesso.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.