Alunos de MS vencem prêmio nacional de ciências em quatro categorias
Estudantes do ensino fundamental venceram a 4ª edição da Febic (Feira Brasileira de Iniciação Científica)
Estudantes do ensino fundamental de Campo Grande venceram a 4ª edição da Febic (Feira Brasileira de Iniciação Científica) em quatro categorias. Entre as conquistas estão o 1º em linguística, letras e artes, 2º em ciências humanas e 3º em ciências sociais. Além disso, os alunos levaram para casa o prêmio de melhor projeto do Centro-Oeste. A edição foi realizada na cidade de Pomerode, em Santa Catarina.
Quem levou o 1º lugar foi o projeto de pesquisa “Memórias e vivências das mulheres negras na favela", foram feitas em formato de quadrinhos e inspirado na obra ‘Quarto de Despejo', da autora Carolina Maria de Jesus . Os alunos foram orientados durante dois anos pela professora Melissa Alves.
Na primeira fase, foi realizado um estudo aprofundado sobre o livro. Conforme a escola, os resultados inspiraram os alunos a buscarem histórias semelhantes às de Carolina. O intuito era retratar mulheres negras, pobres e mães solo que enfrentam adversidades e sobrevivem em uma sociedade que não permite avanços sociais.
Para dar vida aos personagens do quadrinho, os estudantes visitaram a Comunidade Mandela, localizada próximo do bairro Nova Lima.
Já em segundo lugar, o projeto “(Des)construindo Padrões: uma abordagem sobre a valorização do cabelo crespo e cacheado como referência de beleza a partir da análise de capas de revistas”. A pesquisa analisou a falta de representatividade de cabelos cacheados e crespos nas capas de revistas, em especial na Vogue Brasil.
Por último, o projeto de pesquisa intitulado “Segredos de Bl4ck B1te: criando um jogo com auxílio de IA para ajudar na aprendizagem da cibersegurança para crianças e adolescentes” Ele aborda os desafios da segurança na internet para crianças e adolescentes.
O projeto levanta questões importantes sobre os perigos de um ambiente virtual sem regulamentação. Os alunos também criaram um jogo de tabuleiro voltado para a aprendizagem da cibersegurança.
Para a diretora da escola Gappe, Sandra Ferreira, as conquistas são um exemplo tanto para os alunos quanto sociedade.
"Estamos muito felizes! Sensação de missão cumprida, pois os objetivos propostos com a iniciação científica foram alcançados com êxito".
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.