Estação Digital tem 30 startups na fila e projeção de ser o "Vale do Silício"
"Pedra fundamental" foi lançada hoje e licitação para projeto, ao custo de R$ 91 milhões, será aberta este ano
A licitação para escolha do projeto executivo para implantação do Parque Tecnológico e de Inovação de Campo Grande, a Estação Digital, deve ser lançada até o fim de ano e, as obras, devem começar no início de 2023. A intenção seria criar o "Vale do Silício Brasileiro", alusão à região na Califórnia onde estão principais startups e empresas de tecnologia do mundo.
O lançamento do projeto foi feito esta tarde pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), durante o evento Know How Experience, no Shopping Bosque dos Ipês. O parque será instalado no Armazém Cultural, na Esplanada Ferroviária e contará com recurso federal de R$ 91 milhões, por meio do Pró-Cidades.
A proposta da Estação Digital é a criação de centro de promoção e atração para empresas no setor tecnológico. A ideia é fomentar "empresas do futuro” em espaços mal utilizados do Centro da cidade, criando vagas de emprego modernas, dessas que são chamadas “profissões do futuro”.
O Estação Digital é inspirado em projeto já executado no Recife (PE). Será criado espaço para pequenas e grandes empresas de tecnologia. A prefeitura também deve construir no local um auditório, salas de reunião, espaços de convivência, estúdio de música e gravação.
De acordo com prefeito, cerca de 30 startups já aderiram ao Parque Tecnológico a ser instalado na Esplanada Ferroviária.
O titular da Sidrago (Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio), Rodrigo Terra, disse que a intenção é criar o “Vale do Silício Brasileiro”. Além das startups no Armazém, o projeto ainda pretende revitalizar a Rotunda, com a implantação de Museu Imaginário.
O prefeito ainda entregou aos vereadores Camila Jara e Ronilço Guerreira, que representaram a Câmara Municipal, o projeto que cria política municipal de tecnologia e inovação. “Aqui, começamos a dar os primeiros passos na implantação dessa política”, disse Terra.
A ideia é que o Estação Digital seja entregue no fim de 2023.