ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Educação e Tecnologia

Estado abre este mês concurso para 722 vagas de professores para todo o MS

Além da confirmação, Rede Estadual de Ensino publicou o resultado do processo seletivo para temporários

Jhefferson Gamarra | 02/02/2022 14:14
Medidas foram anunciadas após reunião entre membros do governo e profissionais da educação (Foto: Divulgação)
Medidas foram anunciadas após reunião entre membros do governo e profissionais da educação (Foto: Divulgação)

Após reunião com servidores da Rede Estadual de Educação, realizada na manhã desta quarta-feira (2), o Governo do Estado anunciou que o edital do concurso público com 722 vagas para professores será publicado dentro de três semanas.

De acordo com a SED (Secretaria Estadual de Educação), as vagas serão para profissionais que atuarão do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Todos os componentes curriculares serão contemplados no novo concurso.

As vagas serão distribuídas nos 79 municípios do Estado, conforme disponibilidade da Rede Estadual.

Para o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Jaime Teixeira, o anúncio representa um ganho para a classe de convocados, pois os aprovados terão os salários equiparados com os demais.

“O concurso e o número de vagas são importantes, mas entendemos que o número de vagas deveria ultrapassar dois mil. Mas o concurso resolve parte dos problemas nos salários, pois os futuros concursados que hoje, na grande maioria, fazem parte dos convocados, terão os salários equiparados com os efetivos”, resumiu o representante da classe.

Também nesta quarta-feira (2), o governo publicou o resultado final do processo seletivo para professores temporários da rede, realizado em setembro de 2021. O resultado com os recursos e provas de títulos podem ser conferidos na edição extra do Diário Oficial de hoje.

Tanto a abertura do concurso, quanto a publicação do processo seletivo eram demandas da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS). Outro ponto reivindicado pela categoria era a equiparação do salário dos professores contratado com os efetivos.

Essa última demanda começou a ser construída na reunião de hoje e será debatido em reuniões semanais, por uma comissão formada pelos secretários Eduardo Rocha (Governo e Gestão Estratégica), Maria Cecília Amendola (Educação), Ana Carolina Nardes (Administração), Felipe Matos (Fazenda), assim como os secretários adjuntos Édio Castro (Educação) e Édio Viegas (Administração).

“A Fetems veio com três reivindicações e foram atendidas nas três. Entre elas estava a data para o concurso público, o resultado final do processo seletivo para professores temporários e a abertura de negociação sobre os salários dos convocados. Sobre este tema já marcamos inclusive nova reunião para 10 de fevereiro”,  adiantou o secretário Eduardo Rocha.

Atento as reivindicações da categoria, o governador Reinaldo Azambuja ponderou que sempre estará à disposição para discutir as demandas. “O diálogo do Executivo com representantes da Fetems, nunca vai cessar. Então, estamos abertos a dialogar. Aquilo que for possível, que não fira a Lei de Responsabilidade Fiscal, que não faça o Estado a voltar ao limite prudencial, nós estamos dispostos a conversar. Com diálogo, construímos políticas públicas”, frisou o chefe do Executivo.

Nos siga no Google Notícias