ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 24º

Educação e Tecnologia

Estudantes do Enade 2024 já podem acessar o local de prova

Avaliações serão aplicadas no dia 24 de novembro, em âmbito nacional

Por Gustavo Bonotto | 07/11/2024 20:31
Estudante usa camiseta do Enade durante entrevista ao Campo Grande News, na aplicação do certame em 2023. (Foto: Arquivo/Juliano Almeida)
Estudante usa camiseta do Enade durante entrevista ao Campo Grande News, na aplicação do certame em 2023. (Foto: Arquivo/Juliano Almeida)

Os estudantes inscritos no Enade 2024 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) já têm acesso ao local onde realizarão a prova. O cartão de confirmação da inscrição foi liberado pelo Sistema Enade, nesta quinta-feira (7), sendo necessário que os acadêmicos acessem a plataforma utilizando a senha Gov.br para consultar e imprimir o documento.

Embora não seja obrigatório no dia do exame, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) recomenda que os participantes levem o cartão de confirmação, que contém informações importantes, como endereço e horário da prova, documentos de identificação necessários e dados sobre atendimentos especializados, caso tenham sido solicitados.

A prova está marcada para o dia 24 de novembro e ocorrerá em todas as 27 unidades da Federação. Além disso, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, com o início do exame às 13h30 e término às 18h.

A edição de 2024 do Enade terá um enfoque especial na avaliação de cursos que formam professores para a educação básica. Além das provas teóricas habituais, o Inep incluirá uma avaliação prática para estudantes de cursos voltados à docência, visando aprimorar a coleta de informações sobre a formação de docentes no Brasil.

O Enade 2024 avaliará licenciaturas em 17 áreas de conhecimento, incluindo artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês), letras (português), letras (português e espanhol), letras (português e inglês), matemática, música, pedagogia e química.

No último levantamento, publicado em 2023, Mato Grosso do Sul teve posições distintas no ranking. Curso que costuma ser o mais concorrido, Medicina surpreendeu no ranking. Disponível no interior do Estado, o da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) ficou em 42º lugar no Brasil, entre instituições públicas e privadas, inclusive à frente da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) – que abriu a formação há mais tempo. A federal alcançou a 65ª posição da lista nacional.

O curso de Agronomia na UFMS ficou em 14º entre os mesmos oferecidos em outras universidades do Brasil. A posição é a mais alta alcançada por um curso no Estado nesta edição do ranking da Folha. A mesma formação na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) ficou em 31º lugar e na UFGD, em 43º. Zootecnia, também na UFMS, apresentou o segundo melhor resultado (19º) de Mato Grosso do Sul. O curso também está bem cotado na UEMS (22º) e na UFGD (25º).

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias