ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 31º

Educação e Tecnologia

MS fica abaixo da média nacional em Português e Matemática

Apenas 10 estados atingiram ou ficaram acima da média nacional na avaliação feita com amostra de estudantes do 2º ano

Tainá Jara | 04/11/2020 15:42
Avaliação foi feita com alunos dos 2º e 9° ano do Ensino Fundamental (Foto: Divulgação/Semed)
Avaliação foi feita com alunos dos 2º e 9° ano do Ensino Fundamental (Foto: Divulgação/Semed)

Mato Grosso do Sul ficou abaixo da média nacional em português e matemática em avaliação federal feita com amostra de estudantes do 2º ano do ensino fundamental de escolas públicas, divulgada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e MEC (Ministério da Educação). Situação semelhante foi verificada em outros 16 estados brasileiros. Os resultados foram coletados em 2019.

Em língua portuguesa, a média do Brasil foi de 750 pontos. Estudantes do 2º ano com desempenho abaixo desse nível não são capazes, por exemplo, de localizar informação explícita em textos de até seis linhas, como bilhete, ou inferir o assunto de um cartaz. Conforme o levantamento do Inep, 45% dos estudantes do país estão nessa situação.

Na região Centro-Oeste, apenas Mato Grosso do Sul (732,93) e Mato Grosso (745,98) ficaram abaixo da média nacional. No País, 10 estados ficaram acima da média nacional, sendo a maior registra pelo estado do Ceará, no Nordeste.

(Imagem: Reprodução Inep)
(Imagem: Reprodução Inep)

A médica nacional de proficiência média em Matemática também foi de 750. Mais da metade dos estudantes avaliados no País ficaram abaixo do nível 4 de proficiência. O estudo utiliza 8 níveis de avaliação. O Estado também ficou abaixo com pontuação de 733,48, embora o desempenho tenha sido ligeiramente melhor do em relação a Língua Portuguesa.

Mais uma vez, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul foram os únicos estados da região Centro-oeste que ficaram abaixo da média nacional. O estado mais bem avaliado foi a Bahia com pontuação de 769,32.

(Imagem: Reprodução Inep)
(Imagem: Reprodução Inep)


Ciências Humanas e Ciências Naturais – Também foi avaliado o desempenho dos alunos do 9º ano das escolas públicas em Ciências Humanas e Ciências Naturais.

Mato Grosso do Sul apresentou mais uma pontuação acima de média nacional em Ciência Humanas. A pontuação foi de 244,72, sendo que a média nacional é de 250. O estado mais bem avaliado foi de Santa Catarina com 260,63. Outros 17 estados apresentaram pontuação baixa.

As Ciências Naturais foram a única área de conhecimento em que o Estado ficou acima da média nacional, junto com outros dez estados. De acordo com o Inep, a pontuação foi de 251,05, quando a média nacional é de 250. O Distrito Federal teve o melhor desempenho com 267,67.

Nos siga no Google Notícias