Na busca por estágio, mais de 2.200 saem de casa na chuva para prova do TJMS
Ainda não há previsão de contratação e candidatos preferem nem saber a concorrência que estão enfrentado
Nem o domingo chuvoso espantou os estudantes que disputam as vagas de estágio em nível superior oferecidas pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). Conforme o edital de abertura, as vagas são apenas para cadastro de reserva, onde os aprovados aguardam o surgimento de vagas para serem nomeados, mesmo assim, 2.215 candidatos foram inscritos no certame.
Mas não saber quantas vagas são, parece importar pouco. Os candidatos afirmam que desconhecer a concorrência, muitas vezes, é até melhor para afastar o nervosismo e não desanimar durante a realização da prova.
“Não sei o numero de vagas, acho melhor não saber mesmo, porque se soubesse ficaria ainda mais nervosa. Também não sei o número de pessoas que estão concorrendo, mas acho que está alta”, afirma a acadêmica de Psicologia, Cássia Godoy, 21 anos.
Concorrendo a vaga na área de Engenharia, a acadêmica Isadora Duarte, 22 anos, compartilha da mesma teoria de que saber a concorrência, às vezes, se torna algo prejudicial. “Não tive muito tempo para me preparar, apesar do concurso ser adiado várias vezes. Não vi o número de vagas, mas acho bom não saber, é até melhor. Mas imagino que esteja bem concorrido e talvez, seja apenas uma vaga”, pontua.
Sem tempo para se preparar diante da correria diária, Jocilaine dos Santos, de 31 anos, não desanima, mesmo que as vagas tenham uma alta concorrência. “Não me preparei muito, porque não tive tempo, minha vida é muito corrida até porque 6 filhos. Com certeza, é bom não saber o número de vagas, se eu soubesse, ficaria desanimada, mas acho que é muito concorrido, mesmo assim vou tentar”, relata.
Apesar de acreditar que a concorrência para a área de psicologia seja alta, Nicole de Oliveira, 18 anos, se diz preparada para a prova. “Não esperava que Psicologia seria umas das áreas com mais inscritos, acredito que só perca para direito. Mas eu me preparei estudando os conteúdos do edital e fazendo resumos”.
As provas objetivas do processo seletivo de acadêmicos para estágio no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul estão sendo realizadas na Unigran Capital, em Campo Grande. No período da manhã, as provas estão sendo aplicadas para acadêmicos dos cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Psicologia, Serviço Social e Tecnologia da Informação. No período da tarde, a partir das 13h30, será a vez dos acadêmicos do curso de Direito.
Os estagiários aprovados e convocados receberão bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 855,50 e auxílio-transporte no valor de R$ 184,80. Com prazo de validade de um ano e possibilidade de prorrogação por igual período. A carga horária é de 25 horas semanais, de segunda a sexta-feira.