ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  07    CAMPO GRANDE 22º

Educação e Tecnologia

Desenvolvido por acadêmicos de MS, jogo auxilia na alfabetização de crianças

Foi levado em consideração os casos de déficit de atenção com hiperatividade e do espectro autista

Por Kamila Alcântara | 06/04/2025 08:00
Desenvolvido por acadêmicos de MS, jogo auxilia na alfabetização de crianças
Uma das telas do Pantanal World (Imagem: reprodução)

Pesquisadores da Facom (Faculdade de Computação) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em parceria com a Faculdade de Educação, desenvolveram um jogo digital educativo e lúdico com temática pantaneira para contribuir com a alfabetização de crianças. O "Pantanal World" foi criado a partir da experiência do PET (Programa de Educação Tutorial) Sistemas, em 2023.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Pesquisadores da UFMS desenvolveram o jogo digital "Pantanal World" para ajudar na alfabetização de crianças, especialmente aquelas com TDAH ou autismo. O jogo, com temática pantaneira, inclui atividades de associação de palavras e imagens, e formação de palavras. Após avaliação de uma pedagoga, melhorias foram feitas, como uso de letras maiúsculas e sons. A nova versão incluirá desafios e um módulo sobre frutas regionais. O projeto visa aplicar o jogo em escolas de Campo Grande para avaliações e melhorias futuras.

Durante o desenvolvimento, os acadêmicos consideraram a incidência de diagnósticos de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e do espectro autista, fatores que podem dificultar o processo de aprendizagem nos primeiros anos escolares.

O jogo oferece atividades voltadas à alfabetização básica, como associação de palavras e imagens e a formação de palavras a partir de sílabas. As tarefas são organizadas por temas do Pantanal e apresentam diferentes níveis de dificuldade. Segundo a coordenação do projeto, a escolha do bioma como tema busca também valorizar e disseminar o conhecimento sobre a fauna e flora pantaneira.

A primeira versão do Pantanal World foi avaliada pela pedagoga Abigail Astofe, especialista em Educação Especial na Educação Básica. Com base nas sugestões da profissional, foram implementadas melhorias, como o uso de letras em caixa alta e a inclusão de sons para acompanhar o movimento das sílabas e a formação das palavras.

Com as mudanças, foi lançada uma segunda versão do jogo, com mais um nível de dificuldade. Atualmente, os integrantes do PET Sistemas trabalham na terceira versão, que incluirá novos desafios e um módulo sobre frutas típicas da região, como pequi e guavira.

“As crianças aprendem gradativamente a formação de palavras, das mais simples às mais complexas, de forma lúdica. O jogo é voltado para quem está nas fases iniciais da alfabetização. Por isso, também atende jovens com dificuldades de aprendizagem. Não há uma faixa etária definida, podendo inclusive ser usado por adultos”, explica a professora Maria Machado, coordenadora do projeto.

As próximas metas da equipe são finalizar a nova versão e promover sua aplicação em escolas públicas e privadas de Campo Grande, com o objetivo de obter avaliações do público-alvo e acompanhar a evolução do jogo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias