Em Paranhos, 9.366 eleitores vão às urnas para eleger prefeito neste domingo
A votação vai até às 16h, com previsão de divulgar o resultado duas horas depois
A cidade de Paranhos, na fronteira do Paraguai, faz eleição suplementar para eleição de novo prefeito neste domingo (dia 6). A votação vai até às 16h, com previsão de divulgar o resultado às 18h.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A cidade de Paranhos, na fronteira com o Paraguai, realiza eleição suplementar para prefeito neste domingo, com 9.366 eleitores aptos a votar. A votação ocorre até às 16h, com resultado previsto para as 18h. Os candidatos são Hélio Acosta (PSDB) e Jorge Ricardo Laurício (PT), cujo registro está "sub judice". A eleição ocorre após a cassação do prefeito eleito em 2024, Heliomar Klabunde (MDB), por irregularidades. Acosta, presidente da Câmara, assumiu interinamente em janeiro de 2025.
Conforme dados do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral), o município conta com 9.366 eleitores aptos a votar nas 30 seções eleitorais dos cinco locais de votação.
O local de totalização dos votos será no posto de atendimento do município, localizado na Avenida Marechal Dutra, 2111, Centro.
Os candidatos são Hélio Acosta (PSDB), da chapa Unidos Por Paranhos, e Jorge Ricardo Laurício (PT), da Federação Brasil da Esperança. Contudo, o petista concorre “sub judice”.
Ou seja, o nome permanece nas urnas, mas os votos atribuídos à chapa serão considerados anulados até julgamento definitivo pela Justiça Eleitoral.
O juiz Daniel Raimundo da Matta, da 1ª Zona Eleitoral de Amambai, negou o registro da chapa da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PC do B e PV, por ter sido realizado fora do prazo. A decisão foi mantida pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) na última sexta-feira (dia 4).
O prazo final para o registro era até às 19h do dia 10 de março, mas a chapa foi protocolada apenas às 16h01 do dia 11 de março.
A nova eleição acontece após a cassação do registro de candidatura do prefeito eleito em 2024, Heliomar Klabunde (MDB), devido a irregularidades nas contas de sua gestão anterior, conforme decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Desde 1º de janeiro de 2025, Acosta, que era o presidente da Câmara de Vereadores, assumiu o cargo de prefeito do município de Paranhos, de forma interina.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.