Maioria adota vacinação anual contra a gripe como medida preventiva
A partir de hoje (28) a vacina contra a gripe está disponível em todas as 74 USFs

Devido às elevadas taxas de ocupação de leitos na rede municipal pelo aumento de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e outras doenças sazonais, a Prefeitura de Campo Grande decretou situação de emergência pública de saúde. A enquete de ontem (27) Campo Grande News apontou que a medida preventiva que os leitores mais adotam para evitar doenças respiratórias é a vacinação anual contra a gripe. É o que disseram 43%.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Campo Grande decreta emergência em saúde pública devido à alta ocupação de leitos por SRAG e doenças sazonais. A vacinação anual contra a gripe é a principal medida preventiva adotada pela população, segundo enquete do Campo Grande News. A pesquisa revelou que 43% dos leitores se vacinam, enquanto 22% não adotam nenhuma medida específica. A Sesau registrou 27 óbitos por SRAG e liberou a vacinação contra gripe para todos, além dos grupos prioritários. As 74 unidades de saúde da família oferecem a vacina a partir desta segunda-feira. Outros pontos de vacinação serão divulgados pela Sesau. Ações em escolas, creches e asilos também serão intensificadas. Higienização das mãos e uso de máscaras são outras medidas de prevenção recomendadas.
Em segundo lugar, 22% não adotam nenhuma medida específica, 18% evitam aglomerações e 13% praticam a higienização frequente das mãos. Apenas 3% utilizam máscaras em locais fechados como forma de profilaxia.
Foram registrados 27 óbitos por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), segundo o Boletim Epidemiológico da Sesau (Secretaria de Estado de Saúde) em 24 de abril. Com o aumento dos casos foi liberado a vacinação geral de Influenza, além dos grupos prioritários. A partir desta segunda-feira (28) a vacina contra a gripe está disponível em todas as 74 USFs (Unidades de Saúde da Família).
Além da vacinação nas USFs, a Sesau irá divulgar outros pontos de vacinação ao longo da semana nas redes oficiais. A secretaria também pretende intensificar ações em escolas, EMEIs e instituições de longa permanência para idoso.
Para se prevenir, Dalila Tavares Martins comentou seu hábito nas redes sociais do Jornal. "Não saio sem álcool em gel". Médicos alertam que o importante é a mão não estar sujas ou com secreção já que o vírus é transmitido por meio de secreções respiratórias. O uso do álcool em gel também é recomendado para higienização das mãos.
"Uso máscara sempre que saio, álcool e já estou vacinada. Se todos fizessem isso não teria tantas pessoas doentes", comentou Marilene Silva Galvão nas redes do Jornal. Ela soma várias medidas de prevenção para combater a SRAG.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.