Prefeitura distribui água e caneta para participantes do Enem
Primeiro dia de provas ocorre hoje, em todo País, e segundo dia está marcado para o próximo domingo
Sejuv (Secretaria Municipal de Juventude) distribuiu canetas, água e maçãs a participantes que farão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (13), em Campo Grande. Servidores entregaram itens em frente a Uniderp, um dos maiores locais da prova na cidade, e também divulgaram cursos oferecidos pela prefeitura.
Integrado há cinco dias na pasta, o secretário municipal de Juventude, Wilton Celeste Candelório, afirma que aulas e tutorias gratuitas foram realizadas na sexta-feira e sábado e devem ocorrer ao longo do ano, bastando aos interessados, de quaisquer idades, procurarem a Sejuv.
“Hoje estamos aqui justamente entregando folders para mostrar quais são nossos cursos e o que nós oferecemos e chamando a comunidade para ver tanto o que a secretaria quanto a prefeitura trazem para nossa sociedade.”
A ação, segundo Candelório, também é feita em alusão ao Dia da Gentileza. “Preparamos uma ação simples, mas doando água, caneta e maçã e mostrando os cursos que temos para oferecer. Para os que também não forem tão bem na prova, temos a preparação do Enem como tivemos na sexta-feira e sábado com ‘aulão’ de redação, tudo gratuito.”
Enem - Em Mato Grosso do Sul, mais de 43 mil participantes se inscreveram para o primeiro dia de provas do Enem, marcado para este domingo. A abertura dos portões está marcada para às 11h (horário de MS) e o fechamento às 12h, também no horário local. A prova começa a ser aplicada às 12h30 e vai até às 18h.
É obrigatório para a realização da prova caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente, além de documento oficial de identificação, original e com foto. É recomendado ainda que se leve também o Cartão de Confirmação da Inscrição. O segundo dia ocorre no próximo domingo, a partir do mesmo horário.
Entre as identificações aceitas estão a Carteira de Identidade, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o passaporte e a Carteira de Trabalho, também serão aceitos, desde que emitida após 27 de janeiro de 1997, além de documentos digitais como e-Título, CNH digital e RG digital, desde que apresentados nos aplicativos oficiais.
Também é recomendado que participantes levem lanche, água ou outras bebidas, com exceção de alcoólicas. Nas duas últimas edições do Enem, devido a pandemia de covid-19, o uso de máscara de proteção facial era obrigatório. Agora, o uso continua sendo permitido, mas deixa de ser obrigatório nos estados e municípios onde é liberado em locais fechados.