Prefeitura inaugura Centro para atender 4,6 mil alunos da educação especial
Lugar será exclusivo para estudantes, com TEA, deficiência ou altas habilidades, encaminhados pela REME
Capital inaugura Centro inclusivo para atender 4,6 mil alunos da educação especial de Campo Grande. O local está localizado no cruzamento da Rua 13 de maio, com Antônio Maria Coelho. O atendimento será exclusivo para estudantes, com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, crianças com transtorno do espectro autista e altas habilidades.
Para frequentar o espaço é necessário que os alunos sejam encaminhados pelas escolas da REME (Rede Municipal de Ensino). Lugar está funcionando a partir desta segunda, com dois psicólogos, um médico e um assistente social. A expectativa é que o quadro de funcionários seja ampliado futuramente.
Conforme Tânia Filiú, responsável pelo centro, esse centro é o 4º do tipo no Brasil. “O objetivo maior é subsidiar programas para escola atendendo o público alvo da educação especial.Teremos ações transversais, que vão possibilitar conhecimento multidisciplinar”.
Lucas Bittencourt, secretário municipal de educação, destaca que o Centro vai ampliar o atendimento aos alunos especiais.
“A escola não é a ponta. Ela é o centro da aprendizagem. E é por isso que estamos hoje aqui”. De acordo com ele, nesta segunda-feira (26) foram convocados mais 200 AEI (Assistentes de Educação Inclusiva). Com o acréscimo a Capital conta agora com 1.240 profissionais, Além de 202 APE (Auxiliar Pedagógico Especializado).
Durante a inauguração a prefeita Adriane Lopes (PP), lembrou de outras ações que estão sendo realizadas na educação, como as reformas nas Emeis e adequações para a acessibilidade nas escolas. “Hoje estamos conquistando um marco na educação de Campo Grande e a transformação já está acontecendo.
Vanusa Lima Freitas, de 53 anos, é mãe de aluno com autismo, e acompanhou a inauguração. Ela conta que a maior necessidade, no caso do filho, é ter um especialista em altas habilidades. "Os demais especialistas meu filho já tem na Associação Juliano Varela. O que precisamos é de altas habilidades que não tem no Estado e espero que tenha nesse novo centro".
O Centro Municipal de Educação Inclusiva também vai desenvolver projetos pedagógicos para escolas, para que o acesso, permanência e construção de conhecimentos sejam mais inclusivas e feitas na perspectiva da educação especial.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: