Projeto de MS ganha Prêmio Darcy Ribeiro de 2023 por promover educação de idosos
A UMA oferece formação em diferentes áreas do conhecimento para idosos, buscando promover o bom envelhecimento
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados anunciou os ganhadores do Prêmio Darcy Ribeiro de 2023, que reconhece contribuições para a educação no Brasil. Entre os selecionados está a Universidade da Maturidade (UMA), um projeto inovador da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), realizado em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT).
UMA, uma tecnologia de inovação social, promove a formação de educadores político-sociais para o Envelhecimento Humano. Além da UMA, outros vencedores incluem o Governo do Estado do Alagoas e a Escola Especial Favo de Mel, do Rio de Janeiro.
A cerimônia de entrega do prêmio, que reconhece indivíduos e entidades que defendem e promovem a educação no Brasil, está marcada para 24 de outubro. O projeto foi concebido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Campo Grande, atua desde 2022 em parceria para replicar o conceito desenvolvido pela UFT, sob a coordenação da Professora Dra. Neila Osório.
A UMA oferece formação em diferentes áreas do conhecimento para idosos, buscando promover o bom envelhecimento. A indicação da UMA para o prêmio foi feita pelo deputado federal Ricardo Ayres, que a vê como uma alternativa valiosa para adultos que a sociedade brasileira muitas vezes exclui em uma fase da vida em que possuem experiência acumulada e sabedoria.
A idealizadora do Projeto UMA, professora Neila Osório, comemora a premiação como resultado de mais de 20 anos de trabalho em prol do envelhecimento saudável, dignidade, cidadania e envelhecimento humano.
Uma avaliação inicial do projeto na UEMS mostrou que os acadêmicos estão satisfeitos com as atividades propostas e já desenvolvidas. A coordenadora adjunta da UMA/UEMS, Katia Juliane, destaca a importância do prêmio para a área de Educação e ressalta o papel crucial desempenhado pelo projeto na formação saudável da população idosa.
Darcy Ribeiro, figura notável na antropologia, sociologia, política e educação brasileira, foi homenageado pelo prêmio que leva seu nome. Sua carreira abrangeu estudos culturais indígenas, cargos ministeriais e defesa da educação pública e de qualidade, tornando-o uma referência em políticas públicas educacionais no Brasil.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.