Projeto que ensina crianças a "serem jornalistas" está com inscrições abertas
Alunos e professores de escolas em Campo Grande podem se inscrever até a próxima quinta-feira
Alunos e professores de escolas públicas e privadas do ensino básico em Campo Grande têm até a próxima quinta-feira (26), para se inscrever no Repórter Júnior, projeto de extensão vinculado à UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que realiza a cobertura jornalística do maior evento científico de Mato Grosso do Sul, o Integra UFMS.
Ao todo, serão selecionados 30 estudantes, que devem fazer inscrição por meio deste link, e 10 profissionais da educação, que poderão se candidatar neste formulário.
A proposta visa mostrar aos participantes como funciona o processo de apuração, produção, edição e publicação de textos, fotos e vídeos. Ao final, os repórteres juniores farão seus próprios conteúdos, que serão veiculados na Rádio Educativa UFMS 99.9 FM, no site Integra UFMS, na TV UFMS e nas redes sociais.
O evento acontece entre 13 e 17 de setembro deste ano, de forma remota, mas a primeira reunião deste projeto está marcada para a o sábado (28).
Atividades - As oficinas de preparação e produção serão ministradas pela Brava, empresa júnior do curso de Jornalismo da UFMS, e abordarão jornalismo de televisão, fotografia, rádio e mídias sociais.
No momento de inscrição, o aluno terá de escolher entre uma das áreas e anexar a "manifestação de ciência" da coordernação ou direção da sua escola, além de declaração de concordância assinada pelos pais ou responsáveis da criança.
Neste ano, o Repórter Júnior chega a sua quarta edição e será a segunda vez que as atividades serão remotas por conta da pandemia de covid-19. No ano passado, foram produzidos 29 textos, 33 boletins para rádio, 43 vídeos e 59 posts para as redes sociais. Para saber mais sobre o projeto, confira o Instagram: @reporterjunior.