Professores questionam mudanças em regimento da UFMS feitos pela reitoria
Associação de docentes reclama que reitoria se aproveita da pandemia para realizar as alterações
A ADUFMS (Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) se manifestou contrária e fez questionamentos à reitoria da universidade, após terem sido feitas alterações no regimento da instituição. A manifestação foi feita via ofício e entregue para a direção da instituição.
Segundo explica a associação, a UFMS fez uma consulta online via e-mail, com prazo de 10 dias entre 3 e 13 de agosto para ser respondida, situação que é contestada pala ADUFMS, que coloca em dúvida o método utilizado e propõe que as decisões sejam tomadas de forma democrática, visando incluir toda a comunidade acadêmica.
A entidade, de caráter sindical, ressalta que a comissão formada pela UFMS para elaboração de um novo regimento não contava com representantes de amplos setores, mas apenas de pró-reitores e diretores, sendo que, inclusive, membros da própria comissão não puderam participar, por estarem em período de férias.
"A ADUFMS vem a público questionar os métodos de consulta da Reitoria da UFMS, que tem se aproveitado do ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 para propor alterações no regimento da instituição", frisa a associação na carta.
Em seguida, os sindicalistas ainda apontam o processo proposto pela reitoria como limitado e sem um diálogo "amplo, aberto e democrático". "Acreditamos que se repetirá no caso do regimento o mesmo que aconteceu no mês de abril". Nesse período, houve mudança no estatuto através de apenas uma consulta via formulário on-line.
"Repudiamos, portanto, mais essa tentativa de manipulação da instituição. Sendo assim, a ADUFMS exige que se realizem discussões em audiências públicas com a comunidade acadêmica presente em todos os âmbitos", conclui.