Registros de imóveis por plataforma online aumentou 71% em Mato Grosso do Sul
Desde a criação do sistema, em 2022, quase meio milhão de cidadãos usaram a plataforma por aqui
Só no primeiro semestre deste ano, 251 mil registros de imóveis foram feitos de forma virtual, o que representa um aumento na procura pela tecnologia de 71% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Desenvolvido pela Registradores de Imóveis do Brasil por meio do ONR (Operador Nacional do Registro de Imóveis), o número de serviços online solicitados nos primeiros seis meses de 2024 ultrapassa o dobro do total de atos realizados em todo o ano de 2022 e corresponde a quase 76,6% do que foi feito ao longo de todo o ano passado.
Entre os serviços disponibilizados em meio eletrônico, está a Certidão Digital online, expedida em formato eletrônico e que possui a mesma validade jurídica do documento impresso.
Também é disponibilizada a funcionalidade da Pesquisa Qualificada, que permite localizar bens imóveis e outros direitos reais registrados em determinado número de CPF ou CNPJ.
O portal também disponibiliza os serviços de Pesquisa Prévia, onde é possível verificar um CPF/CNPJ que se encontra vinculado a um determinado negócio jurídico imobiliário, sem necessariamente ser o proprietário do bem.
Já o serviço de Visualização de Matrícula permite verificar os dados constantes no registro original da propriedade em cartório, enquanto o serviço de Acompanhamento Registral possibilita acompanhar o procedimento de registro do imóvel de forma online. No portal também é possível ver o E-Protocolo, que permite o envio de escrituras públicas e contratos particulares para registro, eliminando a necessidade de comparecimento ao cartório.
Todos os serviços podem ser acessados clicando aqui.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.