Seleção de temporários é esperança para professores desempregados
Apesar do candidato só ter oportunidade durante vacância temporária, expectativa de quem faz a prova é grande
A Semed (Secretaria Municipal de Educação) realiza neste domingo (12), o segundo processo seletivo de professores temporários da Reme (Rede Municipal de Ensino) em Campo Grande. Se inscreveram 13.752 pessoas.
Não há um número específico de vagas, mas, atualmente, o cadastro reserva da secretaria tem em torno de 3 mil professores. Mesmo sendo uma oportunidade temporária, muitos candidatos foram fazer a prova confiantes.
Parte deles sonha em ser chamado, já que estão desempregados. É o caso de Claudilene Diniz, de 34 anos. A família veio de Maracaju, onde ela dava aulas.
Ela lembra que o primeiro ano da pandemia de covid-19 foi difícil, mas a vacinação já lhe deu esperança. “Está tão difícil com a pandemia, o processo alimenta nossas expectativas. Em 2022, com todo mundo vacinado, as escolas voltam 100%”, disse.
Deise Dietrich Von Rosenthal, de 46 anos, trabalhava com o marido com representação comercial. Há um ano, ela se formou em Pedagogia, e como deixou de trabalhar fora da área, agora quer se dedicar à sua nova profissão.
“Todo dia, eu estudava um pouco. Estou calma, mas ansiosa. Acho que vou passar”, garantiu.
Claudeir Calvis, de 28 anos, aproveitou a última hora antes dos portões fecharem para revisar mais um pouco. Ele é professor de História, mas agora quer dar aulas na educação infantil.
“Eu comecei a estudar na metade do ano. Estou tranquilo, estou me preparando para educação infantil, então estou revisando um pouco”, explicou.
Novo formato – Nesta seleção, a Semed decidiu incluir uma prova. São 40 questões, que totalizam 100 pontos. Para passar para a próxima fase, o candidato deve obter no mínimo 30 pontos e precisa pontuar em Língua Portuguesa.
“Esse processo está sendo feito de forma democrática, e com a prova, conseguimos classificar os melhores profissionais”, disse a titular da Semed, Elza Fernandes.
O objetivo da seleção é formar um cadastro reserva para substituir os professores concursados que precisem se licenciar. O processo seletivo é válido por um ano, podendo ser prorrogado por mais um.
O salário gira em torno de R$ 3,5 mil para 20 horas/aula, mas o profissional recebe apenas no período em que efetivamente trabalhar. No total, o município tem 4 mil professores concursados.
O gabarito da prova deve ser publicado na noite de hoje pelo site da organizadora. De terça (13) até quarta-feira (14), os candidatos devem realizar a entrega dos comprovantes de titulação. Mais informações podem ser obtidas no edital (clique aqui para conferir, a partir da página 10).