Enquete: 76% dizem tomar medicamento sem orientação médica
Leitores relatam que preferem se automedicar em casos de sintomas leves a procurar unidade de saúde
A enquete desta terça-feira (9) perguntou aos leitores do Campo Grande News se eles tomam medicamento sem orientação médica. A maioria, 76%, respondeu que sim e 24% disseram que não.
A leitora Ana Tatiele reclama que, quando procura atendimento em unidades de saúde, é receitado sempre o mesmo remédio, então prefere tratar sintomas leves em casa. "A única coisa que eles receitam é Dipirona e Ibuprofeno, então nem perco tempo indo, tomo Dipirona em casa mesmo".
O leitor Cleiton Cavalheiro menciona a demora no atendimento nas unidades de saúde e declara que por isso, prefere se medicar em casa. "Vai no posto é dipirona e paracetamol, melhor ficar em casa do que ficar quatro horas passando mal e calor no posto de saúde". O leitor Gustavo Siqueira tem a mesma opinião e declara: "melhor é tomar dipirona em casa".
No dia 5 de maio, é celebrado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, idealizado por estudantes e profissionais da farmácia para alertar a população a respeito da automedicação e os riscos que isso pode trazer para a saúde.
O farmacêutico e coordenador da Assistência Farmacêutica do HRMS (Hospital Regional do Mato Grosso do Sul), Rodrigo Novais, ressalta que a automedicação causa consequências graves, como intoxicação e resistência aos remédios.