Maioria diz que ainda usa máscaras, mesmo em locais já liberados
Decreto da Capital exige acessório em ambientes fechados; reunião nesta semana poderá dar nova flexibilização
Maioria dos leitores que responderam enquete do Campo Grande News, 68%, afirma que continua utilizando máscaras em locais onde já há liberação para o uso do item. O questionamento ocorre em meio à reunião marcada para esta semana, entre representantes da prefeitura da Capital, que poderão desobrigar totalmente o acessório.
A leitora Denise Ychiyama Oshiro comenta que, por enquanto, prefere utilizar como forma de reduzir a chance de infecção por vias aéreas. "Porém, não vou condenar o outro por não estar usando."
Já a Cristiane Penco afirma que continuará usando em quaisquer locais. "Vou continuar a usar máscara tanto nos ambientes abertos ou fechados, porque a pandemia não acabou. O vírus está ai circulando."
Por outro lado, a Marcia de Souza Queiroz diz que não usa há tempo, mas ainda mantém em locais obrigatórios.
O nível de transmissão da covid-19 variou muito ao longo dos mais de dois anos de pandemia e, desde então, as medidas decretadas por autoridades públicas tiveram um vaivém de flexibilizações ou restrições.
Recentemente, a máscara deixou de ser obrigatória em todo o Mato Grosso do Sul. O item era exigido, ao menos no papel, desde junho de 2020.
Entretanto, municípios ainda têm competência para exigir a máscara, como foi o caso de Campo Grande, que manteve a restrição em ambientes internos e fechados. Confira as regras vigentes, ao menos até a manhã de segunda-feira: