Maioria garante que tem o hábito de ler os rótulos de alimentos
Cerca de 40% dos leitores não dão a devida atenção para as informações das embalagens
A maioria dos leitores que responderam a enquete do Campo Grande News, garantem que possuem o hábito de ler as informações do rótulo dos alimentos, como ingredientes e tabela nutricional. Cerca de 60% das respostas foram de pessoas atentas aos produtos que consomem, os outros 40% não dão a devida atenção para as embalagens.
O questionamento foi levantado após a sanção da lei estadual 5.740, que obriga os estabelecimentos comerciais que vendem alimentos, a informarem se usam produtos análogos ao queijo, requeijão e a outros lácteos em Mato Grosso do Sul.
Com a legislação, bares, lanchonetes, restaurantes, pizzarias, sanduicherias, panificadoras, buffets, sorveterias, pubs, empórios e outros estabelecimentos similares deverão informar, destacadamente, no cardápio e em toda e qualquer forma de publicidade, a expressão “este produto não é queijo”.
Todos terão 120 dias para se adequarem a nova regra e a regra vale também para meio eletrônico, braille, áudio e vídeo e serão fiscalizados pelo Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor ), sob risco de penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.
A nível nacional, as informações técnicas de um produto devem estar presentes na embalagem, apresentando informações nutricionais e lista de ingredientes , regidas por regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que devem ser rigorosamente cumpridas pelas empresas responsáveis pela fabricação do produto.