Maioria já se envolveu em acidente de trânsito
Relatos de acidentes nas redes sociais do Jornal apontam para falta de direção defensiva

Em 40 dias de 2025, foram registradas 30 mortes de trânsito, com vítimas de diferentes idades. Na enquete de ontem (24) – "Você já se envolveu em acidentes de trânsito?" – 72% responderam que sim, já outros 28% votaram "não".
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Uma pesquisa revelou que 72% dos entrevistados já se envolveram em acidentes de trânsito, enquanto 28% nunca passaram por essa situação. Em apenas 40 dias de 2025, foram registradas 30 mortes no trânsito. Segundo o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, 53,7% dos acidentes são causados por negligência e imprudência dos motoristas. Em meio a este cenário, a PRF iniciou a Operação Carnaval 2025, que vai até 5 de fevereiro, com foco no combate à embriaguez ao volante, fiscalização do uso do cinto de segurança e restrições para veículos de carga. Especialistas reforçam a importância da direção defensiva como medida preventiva fundamental para evitar acidentes.
É importante relembrar um conceito trabalhado na autoescola e deixado de lado pelos motoristas considerados "experientes": direção defensiva. Dirigir concentrado na prevenção de acidentes, focando em minimizar os possíveis riscos e antecipando possíveis acidentes.
Thais Regina França faz parte da maioria que já se envolveu em um acidente. "Sim, em dois, e todos por imprudência de outros motoristas", comenta nas redes sociais do Campo Grande News.
A tomada de decisão sem cuidado, como passar em sinal vermelho ou furar preferenciais, é uma das maiores causas de acidentes.
Negligência e imprudência são causas de 53,7% dos acidentes, segundo dados de um estudo realizado pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação sobre Segurança nas Rodovias Federais. Priscila Fernanda deixou seu relato nas redes. "Já sim, o motorista não deu seta, atropelou eu e meu filho".
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) deu início nesta segunda-feira (23) a Operação Carnaval 2025, que vai até a quarta-feira (5). A ação tem o objetivo de combater a embriaguez ao volante, reforçar o uso de cinto de segurança e impor restrição aos veículos de carga.
Para os foliões que irão pegar estrada neste Carnaval, a PRF reforçou algumas ações educativas e algumas orientações, como realizar a manutenção do veículo, planejar bem a viagem, respeitar as regras de trânsito, entre outras recomendações. Confira aqui.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.