ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SÁBADO  22    CAMPO GRANDE 25º

Enquetes

Para 80% dos leitores, Rota Bioceânica pode impulsionar a economia de MS

O Corredor Bioceânico começa em Porto Murtinho, em MS, e segue até Carmelo Peralta, no Paraguai

Por Viviane Oliveira | 21/02/2025 06:55
Para 80% dos leitores, Rota Bioceânica pode impulsionar a economia de MS
Mapa da rota (Foto: reprodução / site Rota Bioceânica)

Na enquete de ontem, 80% dos leitores responderam que a Rota Bioceânica pode impulsionar a economia de Mato Grosso do Sul. Apenas 20% disseram que não. A internauta Zilda Domingues foi uma das que participou da pesquisa.“Obrigada! A rota bioceânica é uma realidade”, disse.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Rota Bioceânica, que conecta Porto Murtinho (MS) ao Paraguai, é vista por 80% dos leitores como um impulso econômico para Mato Grosso do Sul. O projeto, que reduz custos de exportação para a Ásia, também promove integração sul-americana e turismo. Governadores dos países envolvidos reforçaram a governança do projeto, com apoio do BID, que investiu US$ 600 mil. O nome oficial será Corredor Bioceânico de Capricórnio. A preocupação com o impacto ambiental, como a vida animal, foi destacada por leitores.

A leitora Joana Ramires também opinou e demonstrou preocupação com os animais. “Eu faço a pergunta como fica a vida dos animais?”. O Corredor Bioceânico, que começa em Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, e segue até Carmelo Peralta, no Paraguai, é um projeto estratégico para o comércio internacional, especialmente para o Brasil, ao reduzir distâncias e custos de exportação para os mercados asiáticos.

Além do impacto econômico, a iniciativa fortalece a integração entre os países sul-americanos, impulsionando o turismo, o desenvolvimento regional e a cooperação entre os governos. O governador Eduardo Riedel disse ontem, em encontro reunindo representantes dos quatro países por onde passará o Corredor Bioceânico, que o projeto sai com a governança fortalecida, para que seja perene, mesmo que os atores políticos mudem.

Para isso, destacou que é fundamental a participação do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que ficará com o secretariado geral do fórum de governadores e destinou US$ 600 mil. O caminho também passa a ter uma marca e os países decidiram utilizar somente o nome Corredor Bioceánico de Capricórnio, ou Bioceânico, no caso do português. Em Mato Grosso do Sul, vinha sendo tratada como Rota Bioceânica.

Para 80% dos leitores, Rota Bioceânica pode impulsionar a economia de MS

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias