ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  15    CAMPO GRANDE 21º

Enquetes

Você faz o descarte correto de medicamentos e do seu lixo eletrônico?

Responda sim ou não na capa do portal ou no fim da matéria e deixe sua opinião na rede social do jornal

Por Raíssa Rojas | 07/03/2025 11:19
Você faz o descarte correto de medicamentos e do seu lixo eletrônico?
Pilhas, baterias, torradeiras, computadores e rádios são exemplos de lixo eletrônico (Foto: Reprodução/Green Eletron)

O descarte incorreto de medicamentos lixo eletrônico geram ameaças ao meio ambiente e a saúde,  Na enquete de hoje (07) o Campo Grande News quer saber, você faz o descarte correto de medicamentos e do seu lixo digital? Responda sim ou não na capa do portal ou no fim da matéria e deixe sua opinião na rede social do jornal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Brasil é o quinto maior gerador de lixo eletrônico no mundo, com apenas 3% sendo descartado corretamente, segundo dados da ONU. O descarte inadequado de equipamentos eletrônicos e medicamentos representa uma séria ameaça ao meio ambiente e à saúde pública. Quando jogados em locais impróprios, esses materiais liberam substâncias químicas que contaminam solo e água, podendo causar doenças respiratórias, dermatológicas, intoxicações e até câncer. No caso dos medicamentos, a decomposição dos compostos gera resíduos tóxicos que afetam organismos vivos e entram na cadeia alimentar. Especialistas recomendam não descartar medicamentos vencidos no lixo comum ou vaso sanitário, e estar atento aos prazos de validade e orientações de armazenamento presentes na bula.

Quando descartados no lixo comum ou jogados em locais inadequados, os lixos eletrônicos, todo equipamento eletrônico descartado, liberam substâncias químicas que podem contaminar o solo a a água. O Brasil é o 5º país que mais gera lixo eletrônico, apenas 3% é descartado corretamente, segundo dado da ONU (Organização das Nações Unidas).

No caso dos medicamentos, a decomposição de seus compostos pode gerar resíduos tóxicos que afetam organismos vivos, entrando na cadeia alimentar. E o descarte inadequado de medicamentos é ruim para o meio ambiente devido a contaminação do solo e água, que podem gerar um impacto na fauna e flora com esse contato.

Para analisar o momento de descarte dos medicamentos, além de ler a bula, é fundamental estar atento ao prazo de validade e guardá-lo conforme orientado no documento.

A orientação correta é não descartar o medicamento vencido ou em desuso no lixo comum ou no vaso sanitário, já que o material acaba alcançando o meio ambiente, o que pode causar a poluição do solo e das águas, comprometendo a qualidade de vida e a saúde da população.

Os riscos para a saúde humana através da liberação dessas substâncias prejudiciais são doenças respiratórias e dermatológicas, intoxicação de substâncias como chumbo, mercúrio e cádmio, além de câncer e doenças crônicas por certos produtos químicos presentes no lixo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Enquete

Você faz o descarte correto de medicamentos e do seu lixo eletrônico?

Sim

47%

Não

53%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.
A votação para essa enquete terminou.
Nos siga no Google Notícias