Você já fez algum teste para detectar covid?
Enquete desta quinta-feira (6) quer saber se os leitores, em algum momento ao longo de toda a pandemia, já fizeram teste para detectar se tinham covid-19. Para responder, é só votar com um "sim" ou "não" ao final desta matéria ou na capa do jornal.
A testagem feita com muita frequência é um dos métodos mais eficazes para realizar o controle da disseminação de uma doença, e por isso, os que testam positivo para o coronavírus têm de ser mantidos em isolamento, seguindo normas sanitárias, até que se recuperem.
Entre os testes mais populares, estão o RT-PCR, considerado "tipo ouro" já que tem uma eficácia muito grande para determinar se alguém está ou não doente no momento em que coletou.
Além dele, o exame sorológico - que em alguns locais pode ser o "teste rápido" - consegue detectar se a pessoa tem anticorpos para o vírus, e por isso estimar se ela já teve ou não covid-19 em um intervalo determinado de tempo. Vale lembrar que essa opção possui uma chance considerável de apresentar "falso positivo" ou "falso negativo".
Por fim, o teste de antígeno é visto como uma opção mais em conta do RT-PCR, além de ter resultado que sai com muito mais facilidade, apesar de não ter a mesma eficácia (ter cerca de 90% de chance de acertar se a pessoa está doente ou não).
Dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde) indicam que há mais de 757 mil pacientes com notificação referente a covid-19. Isso inclui registros daqueles que morreram, que estão internados, ou que testaram positivo.
Além disso, há também todos os casos "descartados" e portanto, pode indicar uma estimativa de quantos testes foram feitos no Estado - cerca de uma a cada quatro pessoas já fizeram exame.