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Enquetes

"Depende da empresa", dizem leitores sobre melhorias da BR-163

A enquete não tem caráter científico e tem como objetivo trazer a opinião dos leitores

Por Murilo Medeiros | 05/02/2025 08:22
"Depende da empresa", dizem leitores sobre melhorias da BR-163
Fluxo de veículos em trecho da BR-163, em Mato Grosso do Sul (Foto: Arquivo)

Para a maioria dos leitores do Campo Grande News, a nova concessão da BR-163 vai melhorar as condições da rodovia, mas depende da empresa. Esta foi a resposta de 81% dos leitores à enquete desta terça-feira (5). Outros 19% votaram que a concessão "com certeza" vai trazer melhorias.

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Para 81% dos leitores do Campo Grande News, a concessão da BR-163 pode melhorar a rodovia, mas depende da empresa responsável. A ANTT lançou edital para nova concessão, com leilão em 22 de maio. A empresa vencedora deve investir R$ 9,3 bilhões em obras e R$ 7,1 bilhões em manutenção, incluindo duplicação de 203 km e construção de passarelas e contornos urbanos. Leitores destacam a importância de fiscalização para garantir melhorias efetivas.

Edital da nova concessão da BR-163 foi lançado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) como solução consensual firmada com a atual concessionária, a CCR MSVia.

Se uma nova empresa oferecer melhores condição, poderá assumir o controle da rodovia. Se não, a CCR MSVia continuará operando a rodovia, mas com regras renegociadas.  O leilão será realizado no dia 22 de maio.

O prazo é de seis meses para empresas interessadas apresentarem projetos e orçamentos para assumir a concessão. Os participantes precisam cumprir requisitos financeiros e técnicos, apresentar propostas e passar por uma análise antes que o vencedor seja escolhido com base na melhor oferta.

"Espero que a nova concessão seja com uma empresa séria e comprometida", escreveu Afonso Ignotti na redes sociais. De acordo com o edital, a empresa que obtiver a concessão precisará investir R$ 9,3 bilhões em obras e R$ 7,1 bilhões em manutenção.

Entre os investimentos, estão duplicação de 203 quilômetros e faixas adicionais em 150 quilômetros, além de 22 novas passarelas, 144 pontos de ônibus e 70 retornos. No perímetro urbano, serão construídos contornos em Mundo Novo (7,1 km), Itaquiraí (5,7 km) e São Gabriel do Oeste (1,6 km).

Entre os leitores do Campo Grande News, também há aqueles mais pessimistas. Carlos Molento acredita que a nova concessão não vai melhorar a rodovia. "Porque continuaria com a necessidade de faixas de circulação só para caminhões", opinou.

Para outros leitores, o sucesso não depende da empresa vencedora, mas do poder público. "Se não tiver fiscalização do cumprimento do contrato, não vai mudar em nada", escreveu Josimar Vieira Dos Santos na rede social.

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