Você já flagrou focos de dengue no quintal do seu vizinho?
Participe da enquete votando ao final da matéria ou na página inicial do jornal e comente nas redes sociais
Mato Grosso do Sul chegou a 21 mortes por dengue em 2022, registrada no último boletim epidemiológico da doença divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul). Nesta quinta-feira (17), a pasta lança o ‘Dia D’ de combate ao Aedes aegypti, no Parque Olímpico Ayrton Senna, no Bairro Aero Rancho, em Campo Grande.
Aproveitando o dia de combate ao mosquito da dengue, o Campo Grande News pergunta aos leitores nesta quinta se você já flagrou focos de dengue no quintal do seu vizinho? Para registrar a resposta, basta selecionar a opção ao final da matéria e clicar em enviar.
Os principais lugares onde o Aedes aegypti se prolifera envolvem ambiente com água parada. Amontoados de lixo, Vasos de planta, caixas d’água sem tampa, pneus ao ar livre, calhas entupidas, folhas secas, garrafas e piscinas sem manutenção são exemplos. Além da dengue, o mosquito é vetor para outras duas enfermidades: zika e chikungunya.
Em relação aos números da doença, os casos da doença aumentaram 137,38% este ano em relação a 2021, saindo de 10.037 para 23.826. A quantidade de mortes saiu de 14 para 21, sendo a última uma jovem de 21 anos sem comorbidades no município de Miranda no dia 9 de novembro.