ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 25º

Enquetes

Você que já tomou a vacina contra a covid, teve alguma reação?

Previstas em bula, reações leves como dor no braço ou fadiga são consideradas comuns nos primeiros dias

Guilherme Correia | 10/05/2021 08:10
Você que já tomou a vacina contra a covid, teve alguma reação?
Profissional de saúde prepara vacina para imunizar pessoa na Capital (Foto: Silas Lima/Arquivo)

Enquete desta segunda-feira (10) quer saber se quem tomou vacina contra a covid-19 apresentou algum tipo de reação alérgica. Atualmente, pouco mais de 20% do total de sul-mato-grossenses já recebeu ao menos uma dose.

Entre os efeitos mais comuns estão vermelhidão, inchaço ou dor ao redor do local da injeção, além de outros sintomas como fadiga, febre, dor de cabeça e dores nos membros nos primeiros três dias após a vacinação.

Essas reações são consideradas normais e geralmente diminuem após alguns dias, indicando que a vacina é realmente eficaz, já que estimula o sistema imunológico do corpo e o organismo produz anticorpos contra uma infecção "simulada" pela vacinação.

Mais graves - Ainda assim, outros efeitos mais graves podem acontecer, conforme estipulado em bula das vacinas, como por exemplo choques alérgicos, que foram relatados em detalhes pelos desenvolvedores dos imunizantes, mas por enquanto são casos isolados.

Vale lembrar que, conforme estudo publicado pela USP (Universidade de São Paulo) e UCB (Universidade Católica de Brasília), há uma chance de 0,001% de pessoas apresentarem alguma reação após tomar doses estipuladas pelo governo federal, se baseando em dados de 2015 a 2017. Apesar disso, a chance de alguém morrer ao contrair a covid-19, em Mato Grosso do Sul, é de mais de 2% atualmente, sendo que entre idosos esse índice supera os 10%.

Enquete

Você que já tomou a vacina contra a covid, teve alguma reação?

Sim

47%

Não

53%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.
A votação para essa enquete terminou.
Nos siga no Google Notícias