Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas começa nesta quarta com 4 jogos
As quatro equipes que chegarem às semifinais garantem o acesso à 2ª divisão
A categoria masculina do Campeonato Brasileiro de Basquetebol em Cadeira de Rodas masculino - 3ª divisão, sediado em Campo Grande, terá seu primeiro dia de disputas nesta quarta-feira (8), com quatro jogos. As disputas acontecem no Guanandizão, o Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, a partir das 8h, com entrada gratuita. A cerimônia de abertura acontece no mesmo dia, às 20h, e às 21h, tem jogo.
“Campeonatos nacionais sempre trazem muita animação para nós, envolvidos com esporte. Ainda mais quando são realizados em nosso próprio Estado, proporcionando a oportunidade de a população torcer pela equipe em casa. Esperamos grandes partidas no Guanandizão”, destaca Silvio Lobo Filho, diretor-presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).
“Estamos com a expectativa altíssima. Treinamos bastante, e vamos viver esse sonho de jogar um campeonato de nível nacional em casa”, conta a técnica Belquice Falcão, uma das precursoras da modalidade paralímpica no Estado, treinadora da Assiped (Associação Supera Sidrolandense de Pessoa com Deficiência)/Pantanal Sobre Rodas. A equipe treina regularmente no Centro Poliesportivo Mamede Assem José, o popular poliesportivo da Vila Almeida.
A competição volta a Mato Grosso do Sul após mais de uma década e as quatro equipes que chegarem às semifinais garantem o acesso à 2ª divisão.
Entre os competidores visitantes está Joaquim Ribeiro, armador do Gaadin (SP), que visita a capital sul-mato-grossense pela primeira vez. “Pelo pouco que vi, gostei bastante da cidade, pessoal muito atencioso e organização excelente do evento. Viemos focados e treinamos bastante para buscar o título”, pontua. Ele já integrou a seleção brasileira e disputa a primeira competição pelo time de Indaiatuba (SP).
O paratleta tem 33 anos e aos 20 sofreu um acidente de trabalho. Logo depois, conheceu o basquetebol em cadeira de rodas. “São 13 anos em uma cadeira de rodas e foi no basquete que me identifiquei, sendo convocado para a seleção sub-20 logo no início da minha carreira”, conta. “É um esporte em que a gente se ajuda, encontramos motivação um no outro e criamos um laço muito grande de amizade”, compartilha Joaquim.
Participam da competição os seguintes times:
Assiped (Associação Supera Sidrolandense de Pessoa com Deficiência) / Pantanal Sobre Rodas (MS)
AAPD-PB (Associação Atlética das Pessoas com Deficiência da Paraíba)
All Star Rodas Belém (PA)
Gaadin-SP (Grupo de Ajuda dos Amigos Deficientes de Indaiatuba)
Adfap-AP (Associação dos Deficientes Físicos do Amapá)
ADD/SG (Associação Desportiva dos Deficientes Físicos de São Gonçalo)/Navebrás/Nova Escola (RJ)
Brasília Raptors Basquete (DF)
Leões/Smej (Secretaria Municipal de Esporte e Juventude)/Castro (PR).
Confira neste link a tabela de jogos do campeonato.