ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 28º

Esportes

Campeãs na luta de braço, Chris e Sônia mostram que a recompensa é o caminho

O projeto de vida das duas é uma academia de taekwondo no bairro Coophamat, em Campo Grande

Por Gabriel de Matos | 23/10/2024 17:25
Alunos e professores da Academia Soninha de Taekwondo (Foto: Gabriel de Matos)
Alunos e professores da Academia Soninha de Taekwondo (Foto: Gabriel de Matos)

A história de vida das professoras de Educação Física, Sônia Teresinha Carvalho, de 55 anos, e Chris Souza, de 63 anos, é inspiradora e vai muito além das medalhas espalhadas aos quatro cantos. Para elas, a recompensa é o caminho. Atualmente, as duas conduzem uma associação que dá aulas de taekwondo e têm uma academia no mesmo espaço na Rua da Penha, no bairro Coophamat, em Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Sônia Teresinha Carvalho e Chris Souza, professoras de Educação Física, uniram suas paixões pelo taekwondo e criaram a Academia Campeã - Soninha Carvalho - Taekwondo com Treinamento Funcional em Campo Grande. Com mais de 16 anos de parceria, elas se complementam e compartilham o objetivo de oferecer treinamento de qualidade, além de valores como disciplina e cidadania. Chris, com uma vasta experiência em esportes e múltiplos títulos, destaca a importância do aprendizado em derrotas e a formação integral dos alunos. Já Soninha, com um passado de superação e trabalho árduo, encontrou no taekwondo um equilíbrio e compartilha sua paixão com os alunos, muitos dos quais treinam gratuitamente na academia, que conta com tatames, equipamentos e uma pequena academia.

Elas estão juntas há 15 anos e se complementam. Chris é muito extrovertida, conta muitas histórias, sempre orgulhosa de cada momento de sua vida. Soninha é mais tímida, pensativa. No entanto, as duas partilham da mesma alegria e orgulho de fazerem parte de projetos de taekwondo em escolas e na própria casa.

No último final de semana, Chris, professora aposentada e com cinco diplomas nas áreas de Educação Física e Geografia, levou vários títulos no Campeonato Brasileiro de luta de braço, promovido em São Paulo (SP). Foram mais quatro medalhas para a coleção que toma conta das paredes. Ela também garantiu vaga ao Pan-Americano a ser disputado em 2025 na Argentina.

Soninha (de preto) e Chris em frente aos inúmeros troféus e medalhas (Foto: Gabriel de Matos)
Soninha (de preto) e Chris em frente aos inúmeros troféus e medalhas (Foto: Gabriel de Matos)

Chris veio de família simples e passou grande parte da vida em Glória de Dourados, cidade distante a 282 km de Campo Grande. Segunda filha mais velha de sete irmãos, hoje se orgulha de cuidar da mãe de 93 anos. "Minha mãe teve filho dentista, engenheiro, atleta e hoje eu tenho muito orgulho de cuidar dela", afirmou.

Ao relembrar de como começou no esporte, Chris destacou que desde sempre gostava de brincar na rua, jogar futebol e outras "coisas de menino". Quando era mais velha, trabalhou como sucateira (quem recolhe materiais recicláveis na rua), professora de Geografia, Educação Física e atleta de taekwondo e luta de braço.

"A vida não só ganhar e, às vezes, perder é mais importante que ganhar, porque a gente aprende com as derrotas. É isso que essas crianças, que a Soninha passa para elas. Não é só chutar, chutar, chutar. Não é só motor. É muito mais que motor. É formação educacional como cidadão", descreveu Chris o objetivo da academia.

Chris em frente aos seus troféus e medalhas (Foto: Gabriel de Matos)
Chris em frente aos seus troféus e medalhas (Foto: Gabriel de Matos)

Já Soninha nasceu no Rio Grande do Sul e viveu em Porto Alegre muito tempo da vida. Ela chegou a Campo Grande há 20 anos. Formada em Educação Física, começou a dar aulas de taekwondo em escolas. Antes disso, até limpou academia para poder treinar. "Então eu fiz um trato com o professor: prestava serviço e limpava a academia, e aí eu treinava à noite".

"Eu comecei lá no Rio Grande do Sul, morava lá, e era menininha muito ativa, muito ativa. E o esporte que me deu um equilíbrio, porque os meus pais eram separados. Eu comecei a trabalhar muito cedo também, e aí eu fui morar em Porto Alegre. Eu fui tentando sobreviver, e é onde eu encontrei o taekwondo que me deu esse equilíbrio", contou Soninha.

Pingente e aliança escrita Chris, ambos segurados pela atleta (Foto: Gabriel de Matos)
Pingente e aliança escrita Chris, ambos segurados pela atleta (Foto: Gabriel de Matos)

A relação das duas começou há cerca de 15 anos. Soninha também já trabalhou como ourives e moldou uma corrente com pingente e a aliança de Chris, que ostenta os dois.

O maior orgulho das duas é a Academia Campeã - Soninha Carvalho - Taekwondo com Treinamento Funcional. Para entrar em contato, pode ser pelo número (67) 99134-2433. Parte dos alunos treinam de graça e a estrutura conta com tatames, equipamentos de taekwondo e uma pequena academia.

Muito animados, os alunos fizeram uma apresentação de alguns golpes da modalidade em meio ao tatame montado no imóvel na Rua Penha. A vista é belíssima e é possível observar grande parte de Campo Grande. A apresentação tem quase três minutos.

Uma das alunas é a Alana Rodrigues, de 13 anos, estudante do 8ª ano. Ela começou no taekwondo na escola em 2019 com a professora Soninha. "Eu não me adaptei ao professor e fomos atrás". A mãe dela, a supervisora operacional, Luzia Rodrigues, de 43 anos, também estava presente.

Ela destacou que as duas saem do Jardim Seminário e vão duas vezes na semana fazer o treinamento. "É porque eu já pratiquei esporte, pratiquei bowling na minha adolescência, juventude, e eu sempre gostei bastante. E ela já tinha um grau de dificuldade de correr, de pular, de fazer algumas atividades. Eu falei, o esporte vai ajudar com isso. E ela começou no projeto da escola", disse Luzia.

Luzia já treinou, mas para priorizar a competição da filha, abdicou de treinar o taekwondo. "Então eu optei por parar de treinar para poder pagar para que ela participasse desses campeonatos, que prioridade é para ela".

Academia de Soninha e medalhas penduradas no teto (Foto: Gabriel de Matos)
Academia de Soninha e medalhas penduradas no teto (Foto: Gabriel de Matos)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias