Cene goleia Naviraiense e é pentacampeão sul-mato-grossense
Pentacampeão sem discussões. O Cene chegou ao seu quinto título estadual ao golear o Naviraiense por 4 a 0 no Morenão, dois gols em cada tempo de jogo.
No primeiro duelo, domingo passado, o Cene venceu por 2 a 1, de virada, e trouxe para Campo Grande a vantagem de poder perder por até um gol de diferença para conquistar o título.
Apesar da vantagem, o Cene não deu moleza e buscou os gols durante toda a partida, por menor que fosse a pressão feita no adversário.
No primeiro tempo, os gols foram marcados por Rodrigo Fernandes (11 minutos) e Vina (27 minutos), enquanto no segundo tempo, os gols que completaram a goleada foram de Careca (10 minutos) e Buiu (34 minutos).
O jogo – A vantagem de um gol conquistada no jogo de ida não fez com que o Cene relaxasse. Pelo contrário, o time aproveitou o mando de campo e já pressionou desde o início. A primeira chance foi criada aos cinco minutos, com Careca.
Aos 11 minutos, em cobrança de escanteio, o zagueiro Rodrigo Fagundes subiu mais alto que toda a defesa do Naviraiense, e abriu o placar do jogo, dificultando ainda mais a vida dos adversários.
O Furacão Amarelo continuou jogando bem após o gol, e buscando ampliar o placar, enquanto o time de Naviraí buscou o empate em passes longes nos contra-ataques mal sucedidos. Quando parecia que o clima do jogo ia esfriar, o Cene mais uma vez marcou.
Aos 27 minutos, no campo de ataque, Careca desarmou um rival no lado direito, e cruzou para a área, encontrando Vina, que ganhou a disputa contra dois jogadores do Jacaré do Conesul e completou para o fundo da rede.
Daí até o final do primeiro tempo, algumas outras chances foram criadas tanto pelo Cene como pelo Naviraiense, nenhuma que tenha levado muito perigo ao adversário.
No retorno para o segundo tempo, o Naviraiense apostou em uma formação mais ofensiva, entretanto, as mudanças do treinador Paulinho Rezende não surtiram o efeito esperado, e o Cene seguiu controlando a partida, em um ritmo mais lento.
Aos 10 minutos, em novo escanteio cobrando para dentro da área, o centro-avante Careca subiu sozinho na marca do pênalti e cabeceou cruzado, sem chances de defesa para o goleiro Washington.
Logo em seguida, o Naviraiense colocou Joel no jogo, mas seguiu em desvantagem, vendo o Cene criar bons lances a aproveitar os espaços deixados durante os ataques. Uma das melhores chances do Naviraiense surgiu aos 32 minutos, após Adriano Chuva receber sozinho na área a bater cruzado para defesa de Guilherme, em dois tempos.
Porém novamente o Cene "deu as caras" aos 34 minutos. Uélisson Santana roubou a bola no lado esquerdo do ataque, e foi em direção ao gol, livre de marcação, e ainda assim encontrou Buiu, que entrou no lugar de Keverson, mais livre ainda. Buiu só escorou a bola para fechar a goleada.
O Cene seguiu comandando as principais ações da partida, mas quase levou um gol aos 43 minutos, após jogada em velocidade pela esquerda, que terminou nos pés de Campanário (que substituiu Pequi). O centro-avante não soube aproveitar o gol aberto e chutou para fora, perdendo um inacreditável gol na última boa jogada da partida.
Careca artilheiro e Valter hexacampeão – Jogador sensação do campeonato estadual deste ano, com direito a pedido de música no Fantástico, Careca terminou o torneio 19 gols e a artilharia.
Já o treinador Valter Ferreira conseguiu o seu sexto título sul-mato-grossense. Ele já tinha sido campeão em 1992 (Sena, de Nova Andradina), 93 (Comercial), 95, 2003 (ambos com a Serc, de Chapadão do Sul) e 2004 (Cene).
Os números só corroboram com a campanha irretocável do Cene, que já havia ganhado o estadual em 2002, 2004, 2005 e 2011. Em 2013, o time teve de longe a melhor campanha. Em 18 partidas, foram 15 vitórias. Na fase de mata-mata, o Furacão Amarelo fez 15 gols e sofreu apenas um em seis jogos (quartas, semis e finais).
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
Cene 4x0 Naviraiense – estádio Morenão, Campo Grande (MS), domingo (5/5/13). Público de 2.345 total, e arrecadação de R$ 5.929 com bilheteria.
Cene: Guilherme; Arnaldo, Rodrigo Fagundes, Bruno e Moraes; Naka, Vina, Iuri (Kanu), Uélisson Santana (Biro-Biro); Keverson (Buiu) e Careca. Tec.: Valter Ferreira.
Naviraiense: Washington; Robinho, Willians, Robson e Adriano Chuva; Sorbara, Buru, Jean Batatais (Augusto) e Buiu (Joel); Paulo Sérgio e Pequi (Campanário). Tec.: Paulo Rezende.
(atualizada às 17h50)