ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 32º

Esportes

Com apenas cinco meses, associação de ginastas já coleciona medalhas

Atualmente, a Associação das Atletas LCGYM conta com três ginastas mirins de destaque

Gabriel de Matos | 17/05/2023 16:01
Com apenas cinco meses, associação de ginastas já coleciona medalhas
Maria Luiza, Julia e Alice são as três atletas que compõem a associação (Foto: Acervo Pessoal)

A Associação de Atletas LCGYM está com cerca de cinco meses de história em Campo Grande. Maria Luíza, Julia e Alice são as três atletas compondo o elenco, o time de ginástica artística já participou de competições fora de Mato Grosso do Sul e coleciona medalhas.

A fisioterapeuta e estudante de Educação Física Gláucia Adania, de 41 anos, é uma das pessoas que compõem a associação e mãe da Maria Luíza. Ela relata que o objetivo era reunir forças para conseguir levar as meninas para as competições estaduais e nacionais.

"Resolvemos montar a associação para arrecadar fundos para as viagens, estadas e alimentação, além compra de uniformes de apresentação", explica. Além dela, a associação é composta pelos responsáveis da Julia e Alice.

Ela destaca que as meninas treinam cerca de 4 horas por dia e em Mato Grosso do Sul não há tantas competições para elas se apresentarem. As meninas estão atualmente no Centro de Treinamento de Ginástica Artística LCGYM, da campeã da ginástica Lethícia Campos.

A fisioterapeuta esclarece que ainda não houve registro oficial da Associação em cartório e nem perante a Federação da modalidade. O surgimento nasceu do bom desempenho das meninas em março. "Tivemos um campeonato em Goiânia em março - entre clubes de Goias e Brasília, e elas foram muito bem, a partir daí começamos a pensar em promoções para arrecadar fundos para outros eventos".

Gláucia destaca que há o incentivo para as meninas terem outros intercâmbios e experiências. "E em julho, elas irão com seus treinadores para dois centros no interior de São Paulo em São Caetano do Sul e São Bernardo", ressalta Gláucia.

A oportunidade para a estudante é única e por isso há uma "correria" para angariar recursos para as meninas irem. Elas vão para o Clube Pinheiros.

Com apenas cinco meses, associação de ginastas já coleciona medalhas
Atletas Júlia, Maria Luíza e Alice no pódio com as responsáveis (Foto: Acervo Pessoal)

História das atletas - Maria Luíza pratica ginástica artística desde 2018 e está atualmente com 9 anos. Em competição no mês de março, em Goiânia (GO), foi a 2ª colocada geral. Já nas modalidades individuais, foi a melhor da categoria no salto, 2ª na trave e 4ª nas barras assimétricas.

Júlia começou a treinar em julho de 2021 e tem 10 anos. Pela dedicação e esforço na ginástica, está conquistando seu espaço no esporte - em 2022, participou dos Jogos Escolares, ficando em 3ª lugar. Já no Campeonato Nacional em 2022, ficou entre as 60 melhores do Brasil.

Alice tem a sorte de ter a mãe ginasta e uma das treinadoras dela. Prática também desde 2018 e tem 9 anos. Também foi destaque em Goiânia entre as dez participantes. E conquistou o terceiro lugar no último torneio neste mês pelo clube LCGYM concorrendo com mais de 100 atletas.

Elas praticam as provas individuais gerais, por equipes, trave, solo, barras assimétricas e salto sobre a mesa.

Quem quiser conhecer mais a história das atletas e da Associação pode entrar em contato com a fisioterapeuta Gláucia no telefone (67) 99221-0313

Nos siga no Google Notícias