Com apresentação de breaking, Brasileiro de Handebol é aberto na Capital
Na sequência, a bola ficou em disputa para o jogo entre Pinheiros-SP e a Seleção de Mato Grosso do Sul
A abertura oficial do Campeonato Brasileiro de Clubes Juvenil de handebol masculino foi na noite desta segunda-feira (29) no Ginásio Guanandizão, em Campo Grande. Com equipes de diversas partes do Brasil, o evento contou com a presença de autoridades e de apresentação de breaking.
A competição que começou nesta segunda-feira (29) vai até o próximo dia 3 de agosto. A entrada no Ginásio Guanandizão para quem quiser acompanhar é gratuita. O time que representa Mato Grosso do Sul é a Seleção de Aquidauana. Após a abertura, a equipe do Estado iniciou o jogo diante do Pinheiros-SP.
O evento é organizado pela CBHb (Confederação Brasileira de Handebol) em parceria com a FHMS (Federação de Handebol de Mato Grosso do Sul). Dentre as autoridades presentes estavam o secretário da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), Marcelo Miranda, o diretor-presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esporte, da Prefeitura de Campo Grande), Maicon Mommad, e a presidente da FHMS, Andreia Albuquerque.
A presidente destacou que é uma honra para Mato Grosso do Sul receber o evento. "Esse é um momento único para a história do handebol de Mato Grosso do Sul. Eu quero agradecer de todo meu coração, a presença de todos".
Após as falas das autoridades, representantes da Federação de Breaking de Mato Grosso do Sul fizeram uma apresentação que animou muito os atletas presentes. Os jogadores chegaram a se aglomerar para apreciar a arte.
A escolha dessa apresentação veio para enaltecer os Jogos Olímpicos de Paris 2024, em que o breaking agora é considerado um esporte olímpico. A apresentação do grupo durou cerca de cinco minutos.
Inicialmente, a competição estava prevista para acontecer na cidade de Campo Bom (RS). Porém, Campo Grande passou a ser a sede. O formato tem 12 times (listados abaixo) divididos em três grupos. Os dois melhores de cada chave mais os dois melhores terceiros avançam ao mata-mata. O time sul-mato-grossense enfrentará o Pinheiros, Audhaz-GO e o Joca Vieira-PI.
Antes da partida de estreia, o técnico da equipe, Cristio Duarte, de 40 anos, falou da responsabilidade de jogar como sediante. "No dia de hoje a gente vai fazer um jogo muito importante, é um jogo de estreia, tem o nervosismo dos nossos atletas, é a primeira vez que a gente está disputando uma competição de clubes a nível juvenil. Então, a gente vem numa evolução, viemos um ano no mirim, um ano no infantil, a gente vem numa crescente".
Ele complementou que é uma troca muito importante de experiências e que os jogadores sul-mato-grossense têm muito a evoluir. "A gente sabe do nível que é a competição, é uma competição muito, muito de nível altíssimo, as melhores equipes do Brasil estão aqui, a gente fica feliz de estar no meio dele".
Os times participantes são divididas em três grupos:
Grupo A
- Handebol Taubaté-SP
- Associação Hein Kan-AM
- Português-PE
- Rio Verde-GO
Grupo B
- Handebol Itajaí-SC
- Carajás-PA
- Aciseg/Guarulhos-SP
- Cato-AL
Grupo C
- Joca Vieira-PI
- Audhaz-GO
- Pinheiros-SP
- Seleção de Mato Grosso do Sul (sediante)
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: