Em busca de nova chance no UFC, lutador de MS se prepara para evento na França
Em 2020, Henrique Shiguemoto disputou o Dana White Contender Séries, que garante ao campeão um contrato no UFC
O campo-grandense Henrique Shiguemoto, 33 anos, está de malas prontas para embarcar para a Suíça onde finalizará sua preparação para disputa de um dos torneios mais importantes de MMA do mundo, o Ares Fighting Championships, sediado em Paris.
O Ares Fighting Championship é uma liga francesa de MMA criada em 2019 e serve como trampolim para o campeonato de artes marciais mais cobiçado do mundo, o UFC (Ultimate Fighting Championship). Todas as lutas do evento Francês são transmitidas no UFC Fight Pass, serviço de streaming do UFC.
“Vou para Suíça terminar meu ‘camp’, que é uma preparação para luta. A ideia eu lutar em novembro e se tudo der certo negociar outra luta em dezembro. Já participei do evento em março e ganhei”, explicou o atleta, que é membro e representante da equipe suíça, Fight Move Academy no Brasil.
A previsão é de que o atleta embarque para o continente europeu no dia 10 de agosto, após a conclusão de alguns exames. Atualmente em sua categoria, o campo-grandense ocupa o 2º lugar no Japão e o 5ª na Europa, entre 267 atletas profissionais.
Em seu cartel, o lutador de 1.80m e 83 kg, possui 14 vitórias, sendo 11 por nocautes e 3 por finalizações, 1 empate e 4 derrotas. A última vitória foi justamente no Ares Fighting Championship, em março deste ano, quando derrotou o italiano Pietro Penini por nocaute.
Nova chance no UFC – Para o atleta, que iniciou na modalidade após incentivo do irmão, a competição na Europa é uma das formas de ganhar uma nova chance para assinar um contrato com o UFC.
Em 2020, o sul-mato-grossense ‘bateu na trave’ ao participar do Dana White's Contender Series, programa apresentado pelo presidente do UFC que tem por objetivo de encontrar novos talentos para a competição.
“Eu conseguindo assinar um contrato com o UFC minha vida vai mudar completamente. Minha motivação é dar uma vida melhor para minha família e essa é a oportunidade da minha vida para conquistar o que eu sempre trabalhei: que é entrar no UFC”, declarou o peso médio em sua participação na série.
Em uma luta dura, o brasileiro acabou sendo derrotado pelo atleta russo Aliaskhab Khizriev, adiando dia sonho de assinar com o UFC. O campo-grandense começou bem a disputa, dominando o centro do octógono e rapidamente derrubou o rival com um chute nas pernas. Na sequência, o russo se levantou e conseguiu derrubar o brasileiro. No chão, Henrique tentou se levantar e acabou sofrendo um estrangulamento que decretou o fim da luta,
“Infelizmente perdi, mas são poucos que lutam no Dana White Contender Séries. Se Deus quiser e eu conseguindo ganhar mais essas duas lutas, provavelmente consigo alguma oportunidade pra lutar o UFC ou Contender novamente”, finalizou Shiguemoto.