Escola da periferia vai ganhar pista de mountain bike para 'descobrir talentos'
Colégio fica no bairro Parque do Lageado, um dos mais pobres da Capital, na região sul da cidade
![Escola da periferia vai ganhar pista de mountain bike para 'descobrir talentos' Escola da periferia vai ganhar pista de mountain bike para 'descobrir talentos'](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2021/06/04/1ve4pwfwqm2dv.jpg)
Imagine estudar em um local que, no pátio, há uma radical pista de mountain bike? Pois tal ideia que para muitos jovens podem soar maneira, mas distante, e para outros mais velhos parecer mirabolante, deve se tornar realidade em breve para os alunos de um colégio estadual na periferia de Campo Grande.
É o caso da Escola Estadual Professora Thereza Noronha de Carvalho, localizada no Parque do Lageado, na região sul e um dos bairros mais carentes da cidade. Ali, deve ser criada uma pista de mountain bike em busca de talentos para a modalidade, e também de incentivar a busca de alternativas diante da vulnerabilidade social.
Nessa semana, técnicos da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) foram até o local e avaliaram o terreno, com toda sua topografia, e o espaço ali existente para planejar a obra e como deverá ser construída a pista.
A escola foi indicada pela SED (Secretaria de Estado de Educação) por, segundo o apontamento, possuir espaço adequado para a construção da pista, pelo número expressivo de alunos, que chega a cerca de 1 mil, e pela necessidade de projetos esportivos de inclusão na região do Lageado e bairros próximos.
"É uma forma de ocupar o tempo de diversos alunos no contra turno das aulas com a prática de um esporte tão divertido que é o ciclismo. No local também poderemos descobrir e lapidar novos talentos", explica o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda. O investimento será de R$ 97,14 mil.
O recurso para a construção da pista virá de emenda parlamentar federal e contrapartida dos cofres estaduais. Crianças e jovens de até 17 anos devem ser atendidos no projeto, com aulas especializadas e fomentando as categorias de base da modalidade.
Para isso, profissionais de Educação Física, por meio do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar – Treinamento Desportivo), serão alocados na instituição. O programa, desenvolvido pela Fundesporte em parceria com o Nesp (Núcleo de Esporte) da SED, atende neste ano cerca de 20 mil alunos-atletas de mais de 300 escolas.
"Além de treinamento esportivo de MTB, as crianças terão aula de educação no trânsito e no local também serão realizadas competições", revela o assessor especial da presidência da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez.