ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  14    CAMPO GRANDE 27º

Lado Rural

Região Norte lidera plantio do milho para próxima safra

Semeadura atinge 57,9% da área estimada no Estado

Por Kamila Alcântara | 14/03/2025 14:05
Região Norte lidera plantio do milho para próxima safra
Plantio de milho no Norte do Estado (Foto: Divulgação Aprosoja/MS)

O plantio do milho avança em Mato Grosso do Sul, segundo o Projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja). A semeadura da segunda safra 2024/2025 alcançou 57,9% da área monitorada no Estado.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O plantio de milho em Mato Grosso do Sul avança, com 57,9% da área monitorada já semeada, segundo a Aprosoja. A região Norte lidera com 63,4% plantados. Apesar do avanço, a semeadura está 3,1 pontos percentuais abaixo da média dos últimos cinco anos, devido ao alto custo de produção e condições climáticas adversas. A área cultivada deve crescer 0,1%, totalizando 2,1 milhões de hectares, com expectativa de produção de 10,2 milhões de toneladas, um aumento de 20,6% em relação ao ciclo anterior.

A região Norte apresenta o plantio mais avançado, com 63,4% da área semeada. No Sul, o percentual é de 59,2%, enquanto a região Centro registra 52,1%.

Até o momento, a estimativa do Projeto SIGA-MS é de que aproximadamente 1,2 milhão de hectares tenham sido plantados. A porcentagem de semeadura está 3,1 pontos percentuais abaixo da média dos últimos cinco anos.

“A cultura tem perdido força devido ao alto custo de produção e às condições climáticas adversas, que afetam seu desenvolvimento. Esses fatores aumentam o risco da atividade, levando os produtores a diversificar a segunda safra”, explica o coordenador técnico da Aprosoja/MS, Gabriel Balta.

A previsão é de que a área cultivada nesta safra seja 0,1% maior em relação ao ciclo 2023/2024, totalizando 2,1 milhões de hectares. A produtividade esperada é de 80,8 sacas por hectare, dentro do potencial produtivo observado nas últimas cinco safras no Estado.

Com esses indicadores, a expectativa é de uma produção total de 10,2 milhões de toneladas, um aumento significativo de 20,6% em relação ao ciclo anterior.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias