Jogos Escolares seguem com etapa de basquetebol e handebol na Capital
Disputas de voleibol já foram encerradas nestes Jogos Escolares da Juventude de 2023
Após o encerramento das disputas de voleibol, os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2023 têm continuidade nesta semana com a etapa de basquetebol e handebol, destinada aos estudantes-atletas com idade entre 15 e 17 anos. O evento acontece em Campo Grande, com programação de jogos entre os dias 2 e 7 de maio.
A cerimônia de abertura, aberta ao público em geral, foi realizada nesta segunda-feira (1º) no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, o Guanandizão.
Organizado pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria Estadual de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), o maior evento esportivo-escolar do Estado conta com a participação de 641 estudantes-atletas de 30 municípios.
Durante a competição, aproximadamente 800 pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes, membros da organização e equipe médica, entre outros, estão envolvidas. As disputas começam nesta terça-feira (2) e serão realizadas no Cemte (Centro Municipal de Treinamento Esportivo), no Poliesportivo Dom Bosco e nas quadras do Parque Olímpico Ayrton Senna.
Os atletas inscritos nos Jogos Escolares também terão a oportunidade de participar de atividades culturais e sociais, palestras e ações de conscientização no Centro de Convivência, que inclui a campanha do agasalho, para arrecadar roupas que serão doadas a instituições filantrópicas.
As equipes de basquetebol e handebol estão divididas em divisões, sendo que no feminino há divisão única e no masculino, duas divisões para o basquete (12 equipes inscritas) e 19 para o handebol (11 no feminino e 19 no masculino). As equipes buscam a classificação para a Copa dos Campeões, que será realizada de 16 a 20 de maio em Corumbá.
O time vencedor da Copa dos Campeões terá o direito de formar a seleção que representará Mato Grosso do Sul na etapa nacional escolar, os Jogos da Juventude, organizados pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil), que acontecerá em Ribeirão Preto (SP), de 1º a 16 de setembro.
A cerimônia de abertura contou com transmissão ao vivo pelo YouTube para que os pais, amigos e familiares possam acompanhar as disputas.