Jogos Urbanos Indígenas reúnem cerca de mil atletas no Parque do Sóter
Diversas modalidades acontecem nas quadras, campos e pistas durante este domingo no Parque
A 16ª edição dos Jogos Urbanos Indígenas acontece neste domingo (30) no Parque Ecológico do Sóter, em Campo Grande. O evento começou por volta das 10h e reúne 935 atletas de 21 equipes e comunidades indígenas. As competições devem se encerrar por volta das 22h.
A organização é da Funesp (Fundação Municipal de Esporte) de Campo Grande. Durante os jogos serão disputadas as modalidades de Arco e Flecha Masculino, Lança Masculino, Atletismo, Corrida Masc. e Fem., Cabo de Guerra Masc. Fem., Futebol Society Masculino, Futsal Feminino e Voleibol 4×4 Masc. Fem. Somente podem participar indígenas.
O evento estava previsto para ser aberto às 8h, mas por conta de atraso de ônibus que traziam indígenas, a abertura começou às 11h30. Após a cerimônia e a pose para foto oficial, lideranças indígenas plantaram árvores da espécie pau-brasil em canteiro do Parque do Sóter, próximo às quadras de futsal. A apresentação ainda teve indígenas kadiwéus com a apresentação da dança Betione.
A prefeita Adriane Lopes (Patri) esteve no local. "É muito importante a 16ª edição dos Jogos Indígenas, que acontecem desde 2006 na Capital. É uma forma de lazer, cultura e esporte para os indígenas".
O indígena terena Rafael Mota estará em duas modalidades: futebol e lança. Ele destacou a boa expectativa para os Jogos. “Estamos com boas expectativas de vencermos a competição, tanto em modalidades de grupo, quanto nas individuais. Estamos nos preparando há algum tempo para esse torneio em todas as categorias. Nosso time é de muita tradição nas disputas”, ressaltou.
Edno Aquino, do Jardim Anache, pretende conquistar mais títulos nessa edição. “Vou disputar as modalidades do futebol, arco e flecha. Estou bem ansioso para os jogos. Em edições anteriores, fomos três vezes campeões e uma vez em 3° lugar. Também já fiquei em 2º lugar em lança e duas vezes campeão de Cabo de guerra pelo Monte Castelo”, relembra.
O evento, segundo estimativas da Funesp, mais de 1.200 pessoas vão passar pelo Parque entre atletas e acompanhantes no parque. As equipes representadas foram Kadwéu, Água Bonita, Darci Ribeiro, Parawá, Marçal de Souza, Estrela do Amanhã, Novo Dia, Água Funda Upê Noty, Peyo Kaxe, Jardim Inapólis, Tarsila do Amaral, Vivendas Parque, Nova Canaã, Portal Caiobá, Ceramista, Roda Velha, Novo Dia, Vila Terena, Noroeste, jardim Anache, Acadêmicos Indígenas.
Premiação - Cada modalidade soma pontos para a classificação geral. A melhor equipe colocada fica com o troféu e medalhas, que são as premiações da competição. À tarde, estão previstas para acontecerem as disputas de mata-mata de cada chaveamento.
Pela manhã, ocorreu o tradicional cabo de guerra, a corrida de 400 metros, jogos de futsal, futebol society e vôlei de praia 4x4.