ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Judoca de MS leva prata em torneio sediado no Cazaquistão

Gabriel Rodrigues, que garantiu a medalha na categoria de até 70 kg, busca vaga nas Paralimpíadas de 2028

Por Gustavo Bonotto | 25/11/2024 21:20
Gabriel Rodrigues e Danilo Silva, com as medalhas conquistadas na Ásia Central. (Foto: Reprodução/Instagram)
Gabriel Rodrigues e Danilo Silva, com as medalhas conquistadas na Ásia Central. (Foto: Reprodução/Instagram)

O judoca sul-mato-grossense Gabriel Rodrigues, 16 anos, conquistou a medalha de prata no Grand Prix de Judô, realizado no último sábado (23) em Astana, no Cazaquistão. Gabriel competiu na categoria até 70 kg, voltada para atletas cegos totais (classe J1), e ficou com o segundo lugar após perder a final para o russo Artem Merkulov, que competiu como atleta neutro devido a uma sanção ao seu país.

Este torneio, promovido pela Federação Internacional de Esportes para Cegos marca o início da nova fase classificatória para os Jogos Paralímpicos de 2028, que acontecerão em Los Angeles, nos Estados Unidos.

"Pra mim, é uma honra conquistar essa medalha, carregar a tradição do judô brasileiro. Este ano foi incrível, de muitas conquistas. Eu tenho o sonho e almejo trilhar este caminho de, um dia, chegar em uma Paralimpíada. Estou muito feliz com o resultado e quero agradecer a todos pela torcida", falou Gabriel à imprensa esportiva.

A seleção brasileira, formada por cinco atletas, também garantiu outra medalha no evento: o rondoniense Danilo Silva, de 18 anos, levou o bronze na categoria até 81 kg J1, após vencer Shokhrukh Nazarov, do Tajiquistão, em uma luta marcada por um ippon durante a prorrogação (golden score). A competição foi a primeira a ser disputada com as novas regras da IBSA, que alteraram as faixas de peso para o ciclo paralímpico.

Além de Gabriel e Danilo, a delegação brasileira contou com a presença de outros atletas, como Hellen Machado, que competiu na categoria até 60 kg J2, mas não avançou às fases de premiação.

Com um histórico de 33 medalhas nos Jogos Paralímpicos, o judô brasileiro é uma das modalidades mais bem-sucedidas do país no evento. Neste ano, o Brasil obteve seu melhor desempenho da história, com oito pódios, incluindo quatro ouros, duas pratas e dois bronzes.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias