Presidente nas glórias do Operário, João Arruda morre aos 86 anos
Ele foi presidente do Operário Futebol Clube na histórica campanha de 1977 no Campeonato Brasileiro
Conselheiro, ex-presidente e torcedor do Operário Futebol Clube, João Batista Arruda morreu aos 86 anos nesta segunda-feira (15). Ele foi mandatário do clube entre os anos de 1977 e 1981, quando o clube de Campo Grande chegou a ser 3º colocado do Campeonato Brasileiro de futebol masculino em 1977.
Além desse feito, o time sob a gestão João Batista levantou dois campeonatos Mato-Grossenses (1977 e 1978) antes da criação de Mato Grosso do Sul e três Sul-Mato-Grossenses (1979, 1980 e 1981).
O filho de seu João, Guilherme Arruda, informou que o velório será Pax Nacional, localizada na Rua 13 de Maio, nº 4588 - bairro Vila Esplanada, em Campo Grande, das 6h às 15h desta terça-feira (16).
Guilherme convidou os operarianos para estarem presentes no velório. "Quanto a torcida, fica ao critério deles irem. Estão convidados". Ele complementou que a causa da morte foi infecção associada à idade.
A história dele com o Operário começa antes da divisão entre os estados e a criação de Mato Grosso do Sul. João saiu de Presidente Prudente (SP) com destino a Campo Grande em 1961 a convite de um amigo. Na época, ele veio para trabalhar na Caiado Pneus e posteriormente abriu a própria empresa: Pneurama. Em entrevista no ano passado, ele explicou que fazia de tudo quando era presidente.
O atual presidente do Operário, Nelson Antonio da Silva, informou que estará presente no velório. "Com certeza faremos uma homenagem a esse grande operariano, foi um ícone na administração do Operário, esteve na época mais gloriosa do clube".
Em nota, o Operário lamentou a morte do ex-presidente. "Toda a nossa gratidão por sua dedicação e empenho ao Galo! Nossos sentimentos à família e amigos neste momento difícil".
Relembrando a histórica campanha de 1977, o Operário jogou no grupo A e passou em 4º. Na 2ª fase, passou em 2º no grupo. Na 3ª fase, conseguiu a vaga na semifinal passando por Santa Cruz, Remo, Palmeiras, América-RJ e Desportiva Ferroviária.
Na semifinal, perdeu por 3 a 0 para o São Paulo no Estádio Morumbi. No jogo de volta, em Campo Grande, no Estádio Morenão, o time operariano até venceu, mas não foi suficiente.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.