ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 16º

Esportes

Presidente nas glórias do Operário, João Arruda morre aos 86 anos

Ele foi presidente do Operário Futebol Clube na histórica campanha de 1977 no Campeonato Brasileiro

Por Gabriel de Matos | 15/07/2024 17:19
João Batista Arruda em entrevista para o Campo Grande News em 2023 (Foto: Marcos Maluf) 
João Batista Arruda em entrevista para o Campo Grande News em 2023 (Foto: Marcos Maluf)

Conselheiro, ex-presidente e torcedor do Operário Futebol Clube, João Batista Arruda morreu aos 86 anos nesta segunda-feira (15). Ele foi mandatário do clube entre os anos de 1977 e 1981, quando o clube de Campo Grande chegou a ser 3º colocado do Campeonato Brasileiro de futebol masculino em 1977.

Além desse feito, o time sob a gestão João Batista levantou dois campeonatos Mato-Grossenses (1977 e 1978) antes da criação de Mato Grosso do Sul e três Sul-Mato-Grossenses (1979, 1980 e 1981).

O filho de seu João, Guilherme Arruda, informou que o velório será Pax Nacional, localizada na Rua 13 de Maio, nº 4588 - bairro Vila Esplanada, em Campo Grande, das 6h às 15h desta terça-feira (16).

Guilherme convidou os operarianos para estarem presentes no velório. "Quanto a torcida, fica ao critério deles irem. Estão convidados". Ele complementou que a causa da morte foi infecção associada à idade.

João Arruda sendo observado por Guilherme durante entrevista em 2023 (Foto: Marcos Maluf)
João Arruda sendo observado por Guilherme durante entrevista em 2023 (Foto: Marcos Maluf)

A história dele com o Operário começa antes da divisão entre os estados e a criação de Mato Grosso do Sul. João saiu de Presidente Prudente (SP) com destino a Campo Grande em 1961 a convite de um amigo. Na época, ele veio para trabalhar na Caiado Pneus e posteriormente abriu a própria empresa: Pneurama. Em entrevista no ano passado, ele explicou que fazia de tudo quando era presidente.

O atual presidente do Operário, Nelson Antonio da Silva, informou que estará presente no velório. "Com certeza faremos uma homenagem a esse grande operariano, foi um ícone na administração do Operário, esteve na época mais gloriosa do clube".

Em nota, o Operário lamentou a morte do ex-presidente. "Toda a nossa gratidão por sua dedicação e empenho ao Galo! Nossos sentimentos à família e amigos neste momento difícil".

João segurando congratulação por fazer parte da histórica campanha de 1977 (Foto: Marcos Maluf)
João segurando congratulação por fazer parte da histórica campanha de 1977 (Foto: Marcos Maluf)

Relembrando a histórica campanha de 1977, o Operário jogou no grupo A e passou em 4º. Na 2ª fase, passou em 2º no grupo. Na 3ª fase, conseguiu a vaga na semifinal passando por Santa Cruz, Remo, Palmeiras, América-RJ e Desportiva Ferroviária.

Na semifinal, perdeu por 3 a 0 para o São Paulo no Estádio Morumbi. No jogo de volta, em Campo Grande, no Estádio Morenão, o time operariano até venceu, mas não foi suficiente.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias