Promessa da ginástica, pequena Maria Luíza ganha oportunidade fora do Estado
A menina de 9 anos já se aventurou no skate, natação e balé, mas se encontrou na ginástica artística
Maria Luíza Adania de Santa Rosa, aos 9 anos já é uma talentosa atleta de ginástica artística que nasceu em Campo Grande. A menina treina desde os 4, aos mesmo tempo que se aventurava pelo balé, natação e skate. Recentemente, recebeu oportunidade em Goiânia (GO) e mudar de estado.
Em Campo Grande, a menina já passou pelo CT Luizinho e pela LCGYM, onde treina atualmente. A mãe da criança, a fisioterapeuta Gláucia Adania de Santa Rosa, de 41 anos, irá com a filha para o novo município.
"Agora, eu, a mãe e ela vamos nos mudar para Goiânia. Iremos no dia 10 para que ela possa aprimorar seus treinamentos. Ela terá a chance de treinar com uma equipe maior, o que é uma oportunidade incrível. Já transferimos a escola, então vamos ver o que o futuro nos reserva", afirmou Gláucia.
Vai mudar completamente a minha vida", declarou Maria Luíza, de 9 anos.
Mesmo com pouca idade, a mãe ressalta que Maria é bem focada e feliz com a ginástica. A notícia da oportunidade no novo clube veio há algumas semanas após apresentações em Goiânia. Ela foi observada e convidada a fazer parte do MS Ginástica.
Além dessa experiência, ela já fez intercâmbio também no Clube de Regatas do Flamengo, Clube Pinheiros e Centro Olímpico e participou de cursos de ginásticas no interior do Estado. Ela treina cinco vezes na semana das 14h às 17h.
Como principais conquistas, ela tem o título individual na categoria pré-infantil no Torneio LCGYM e 2º lugar na classificação geral em competição no Estado de Goiás. Nas outras modalidades, ela já se destacou ficando em 2º lugar em competição municipal de skate.
"Ela está ficando triste, pois terá que abrir mão do aniversário de uma amiguinha. Isso a abala um pouco, mas ela está decidida e feliz", relata Gláucia.
Para lidar melhor com as dificuldades, frustrações e vitórias no esporte, a Maria faz acompanhamento psicológico desde o começo da carreira. "Ela tem uma tendência a se cobrar muito, e tínhamos medo que ela se frustrasse. Mas ela lida bem com a pressão".
No desafio da mudança, a criança disse que o mais difícil será ficar longe dos parentes. Sonhadora, o principal objetivo no esporte é chegar a disputar competições no cenário nacional. Já fora dos aparelhos, Maria Luíza afirmou que quer conhecer o Parque Temático da Disney, nos Estados Unidos.
Por fim, a menina fez questão de agradecer a todos os professores e clubes que fizeram parte da trajetória até o momento. "Quero agradecer a todos os meus professores: Elaine, Elton, Luizinho, Taisa, Mauricio, Lethícia, Dani e Camila e por todos os centros de treinamento: Dom Bosco, Luizinho e LCGYM".