Verstappen vence GP do Canadá de F1 e dispara no campeonato mundial
Além do holandês da Red Bull Racing, Carlos Sainz, Ferrari, e Lewis Hamilton, da Mercedes, completaram o pódio
Em uma corrida fora do previsto, o atual campeão mundial da Fórmula 1, Max Verstappen, venceu, na tarde de domingo (19), GP do Canadá de 2022. É sua 26ª vitória na carreira, em 150 corridas.
Mesmo com expectativas de ameaça por parte do bicampeão mundial Fernando Alonso, que após 3.619 dias voltava à primeira fila e poderia atacar o pole-position, o atual líder do campeonato liderou a prova nesta nona etapa.
Com os principais adversários largando do fundo do grid, Verstappen dominou a corrida e esbanjou maturidade. Mesmo com carro de segurança na pista, a15 voltas para o fim, após batida de Tsunoda, o piloto segurou Carlos Sainz e triunfou para levantar o caneco no circuito Gilles Villeneuve.
Largando em 19º por conta de punições atribuídas à troca completa de seu motor pela Ferrari, Charles Leclerc, precisava escalar o pelotão praticamente inteiro.No entanto, passou boa parte da corrida empacado atrás de Esteban Ocon e a Alpine. Mas o carro de segurança beneficiou o francês e possibilitou as ultrapassagens, cruzando a linha de chegada em quinto.
Quem mais uma vez se destacou foi Lewis Hamilton. O heptacampeão mundial que havia criticado o carro teve bom desempenho e levou a Mercedes ao pódio.
Classificação :
Max Verstappen (HOL/Red Bull): 175 pontos
Sergio Pérez (MEX/Red Bull): 129 pontos
Charles Leclerc (MON/Ferrari): 126 pontos
George Russell (GBR/Mercedes): 111 pontos
Carlos Sainz (ESP/Ferrari): 101 pontos
Lewis Hamilton (GBR/Mercedes): 77 pontos