ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  31    CAMPO GRANDE 21º

Esportes

Yeltsin Jacques planeja temporada de provas com foco no Mundial na Índia

O medalhista paralímpico mencionou ainda a possibilidade de participar de competições na Europa

Por Gabriel de Matos e Clara Farias | 31/01/2025 17:29
Yeltsin Jacques planeja temporada de provas com foco no Mundial na Índia
Yeltsin e Guilherme na disputa dos Jogos Paralímpicos de 2024 em Paris (Foto: COB)

O atleta sul-mato-grossense Yeltsin Jacques, da classe T11, começa 2025 focado no Mundial da modalidade a ser disputado na Índia. Nesta sexta-feira (31), ele visitou a Escola Sesi, em Campo Grande, e conversou com alunos para mostrar o seu sucesso no esporte. Além disso, o corredor de 33 anos deu detalhes do seu calendário na temporada.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O atleta paralímpico Yeltsin Jacques planeja um 2025 intenso, com foco no Mundial de Nova Déli, na Índia, entre 26 de setembro e 5 de outubro, e no Open do Brasil, em São Paulo, de 24 a 28 de abril. Ele também considera competir na Europa, dependendo da seleção brasileira. Yeltsin ressalta a importância dos treinos em altitude e o impacto do esporte em sua vida. Após um período de férias, ele retomou os treinamentos com seus guias, Guilherme Ademilson e Marinaldo. Yeltsin é bicampeão paralímpico nos 1.500m T11, com recorde mundial, e bronze nos 5.000m T11. Ele incentiva jovens a praticarem esportes, destacando os valores que ele proporciona.

Entre as competições certas estão o Campeonato Mundial, que ocorrerá de 26 de setembro a 5 de outubro em Nova Déli, na Índia, e o Open do Brasil, programado para São Paulo, de 24 a 28 de abril. O atleta comemorou a definição do cronograma: "Esse ano está maravilhoso. Já está fechando o calendário para as competições. A gente já tem algumas coisas definidas".

Yeltsin mencionou a possibilidade de participar de competições na Europa, embora ainda esteja aguardando definições da Seleção Brasileira de atletismo. Ele ressaltou a importância dos treinamentos em altitude, como o realizado recentemente na Bolívia, onde passou 24 dias focado na preparação física e técnica. "Eu fui pra lá pra focar mesmo. Lá você fica tranquilo, fica do lado da pista, a gente treina na Universidade de Vientiça", destacou o atleta sobre a experiência.

Após um período de férias, no qual visitou Natal e passou tempo com a família em Campo Grande, Yeltsin retornou aos treinos com intensidade. "Foi a primeira vez na minha vida que eu tirei um mês de férias", contou. No entanto, ele fez questão de reforçar que, apesar do descanso, a rotina de treinamento logo foi retomada para manter o alto nível de performance.

Yeltsin Jacques planeja temporada de provas com foco no Mundial na Índia
Yeltsin mostrando a medalha de ouro conquistada em Paris para alunos da Escola Sesi (Foto: Henrique Kawaminami)

Atualmente, Yeltsin treina com dois atletas-guias: Guilherme Ademilson, que o acompanha nos 1.500m, e Marinaldo, especializado em distâncias mais longas. Ambos estão em plena forma, embora Guilherme tenha apresentado uma leve lesão recentemente, já em tratamento. "Ontem acabou sentindo uma dorzinha, um pouquinho uma lesãozinha, mas coisa pouca, está tratando", explicou Yeltsin sobre a situação do companheiro de treinos.

Além de suas conquistas esportivas, Yeltsin destaca o impacto transformador do esporte em sua vida, proporcionando oportunidades educacionais, culturais e de desenvolvimento pessoal. Ele incentiva jovens a se dedicarem ao esporte, enfatizando valores como disciplina, superação e trabalho em equipe. "A ideia é incentivar, é mostrar a proposta do esporte, mostrar a transversalidade do esporte, o alcance que o esporte tem, o que o esporte mudou na minha vida", afirmou.

Yeltsin Jacques planeja temporada de provas com foco no Mundial na Índia
Yeltsin atendendo alunos na Escola Sesi de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Nascido em 21 de setembro de 1991, em Campo Grande, Yeltsin Francisco Ortega Jacques iniciou sua trajetória no atletismo aos 16 anos, inspirando-se ao auxiliar um amigo cego a correr. Desde então, acumulou grandes conquistas, incluindo medalhas de ouro nos 1.500m e 5.000m nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, onde quebrou o recorde mundial dos 1.500m T11 com o tempo de 3min57s60.

Em 2024, nos Jogos Paralímpicos de Paris, Yeltsin conquistou o bicampeonato nos 1.500m T11, estabelecendo um novo recorde mundial com 3min55s82. Além disso, garantiu a medalha de bronze nos 5.000m T11.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias