Advogado pede desbloqueio de bens para receber 1 milhão
Defesa de milhões – Advogado renomado tenta desbloquear bens do ex-deputado Wilson Roberto Mariano, conhecido como Beto Mariano, bem como de sua esposa Maria Helena, para que consiga receber seus honorários em uma das ações oriundas da Operação Lama Asfáltica. De acordo com o pedido de Valeriano Fontoura o valor devido chega a R$ 1 milhão que seriam pagos em duas parcelas de R$ 500 mil.
Demitido – O advogado argumenta que Beto foi demitido em maio de 2020 do cargo de fiscal de Obras Públicas. Ele era lotado na Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) e foi desligado após passar por comissão processante, justamente por estar supostamente envolvido no esquema investigado pela Lama Asfáltica. Com bens bloqueados, o cliente não tem como levantar recursos para pagara o defensor.
Sem perdão – O princípio da insignificância, entendimento jurídico que exclui a punição para crimes que geram repercussão irrelevante, não pode ser aplicado a casos de violência doméstica. Pode perecer óbvio, mas a interpretação precisou ser dada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) depois que homem condenado por dar socos, arranhões e chutes na esposa, além de tentar asfixiá-la com um travesseiro, teve vários habeas corpus negados e recorreu à Suprema Corte.
Há 7 anos – O caso de 2016 foi lembrado na série de matérias "O STF e os direitos das mulheres”. À época, o agressor, morador de Campo Grande, foi condenado a três meses de detenção, em regime inicial aberto, e ao pagamento de 291 dias-multa.
Argumentação – No Supremo, a defesa do homem ressaltou que o casal já havia se reconciliado e vivia em harmonia, por isso, não haveria mais razão para manter a punição. Ao analisar o recurso, a Segunda Turma acompanhou o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia. Ela ressaltou que casos de violência doméstica, independentemente da gravidade, “devido à expressiva ofensividade, à periculosidade social, à reprovabilidade do comportamento e à lesão jurídica causada, perdem a característica da bagatela e devem se submeter ao direito penal”.
Comemoração - O governador Eduardo Riedel (PSDB) comemorou com os funcionários da fazenda o fim da colheita de soja e plantio de milho. "Em nome do senhor Miro e do Ramão, nossos colaboradores de longa data, agradecemos a cada trabalhador do campo pelo empenho e dedicação. Vocês são a força do nosso agro!", destacou.
Master chef – O senador Nelsinho Trad (PSD) resolveu mostrar seu lado chef de cozinha nesta Semana Santa e filmou o passo-a-passo de uma bela moqueca de peixe que fez durante as férias de janeiro, quando esteve na praia. Nas imagens publicadas como “tbt” ele registra desde o momento da escolha do peixe, com um pescador até os improvisos na cozinha.
Sem bagunça – Sem encontrar a tampa da panela, ele usou uma forma para abafar o cozimento do peixe e revelou que a esposa, Keilla, não gosta da bagunça na cozinha. "Ainda bem que Keilla está dormindo, se não o pau ia torar aqui. Mas, o sabor da peixada vai deixar ela feliz", brincou.
Repetiu – O prato feito em Santa Catarina, foi o mesmo desta sexta-feira (7), conforme revelou o senador. "Chega a Sexta-feira Santa e a moqueca de peixe é um dos pratos preferidos. Para mim, cozinhar é o ato de demonstrar amor à família. Esse é o meu tempero especial!".
Álbum de figurinhas – A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) mostrou o capricho dos fãs ao receber um álbum de figurinhas que conta a trajetória política dela. Nas redes sociais, ela mostrou o presente e agradeceu aos seguidores. "A criatividade de vocês não tem limites. Adorei".