Afastado por corrupção ainda é delegado, mas, só no site
F5 – O site da Polícia Civil precisa ser atualizado de mudança não previstas no organograma. A saída do delegado Rodrigo Blonkowski da função de adjunto da 2ª Delegacia de Ponta Porã. Alvo da segunda fase da Operação Codicia (ganância, em espanhol), foi preso no dia 5 de julho por posse de 114 munições sem nota fiscal. Depois de liberado, decisão judicial determinou o afastamento.
Chefão – Aliás, a 2ª DP está órfã de delegados designados especificamente para a unidade. O titular Patrick Linares da Costa já havia sido afastado das funções na primeira fase da Operação Codicia, em abril, investigado pela suspeita de cobrança de propina. Agora, a 2ªDP está sob a tutela de Marcos Werneck Pereira, que acumula a função com a titularidade na 1ªDP. Haja hora extra.
Sem grana – O TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) julgou como não prestadas as contas de 2020 do partido Agir, antigo PTC (Partido Trabalhista Cristão). A defesa alegou que houve troca no comando do diretório estadual, mas os membros do Pleno da corte não aceitaram a apresentação dos documentos e decidiram suspender o acesso da legenda aos fundos partidário e eleitoral.
Risco - A coluna tenta desde quinta-feira (7) contato com o presidente estadual do Agir, Jeferson Bezerra, mas não obteve resposta. A decisão pode afetá-lo diretamente, já que ele é pré-candidato ao Senado.
Fritura – O sucessor da deputada federal Tereza Cristina (PP/MS) no Ministério da Agricultura, Marcos Montes, parece não ter o amplo apoio do agro que a antiga colega tinha. Parlamentares da bancada ruralista e agropecuaristas têm reclamado que Montes não atende seus interesses, segundo o jornalista Diego Escosteguy, do site O Bastidor. Eles dizem que o novo ministro não os trata com a mesma deferência de Tereza.
Outro foco – Os dois grupos acreditam que Montes está focado em ajudar a deputada na pré-campanha ao Senado por Mato Grosso do Sul. Eles prometem cobrar os dois, sob pena de pedirem a demissão do ministro ao presidente Jair Bolsonaro.
Pack – A equipe da pré-campanha de Simone Tebet (MDB) à Presidência lançou pacotes de figurinhas para WhatsApp. Fotos da parlamentar são usadas para falas e memes recorrentes no aplicativo como "Apagou, mas eu vi" e "Bom dia, grupo".
Devolva-me – O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) enviou projeto à Assembleia Legislativa para revogar lei de 1990 de doação de área de 11.463 metros quadrados à Rede Feminina de Combate ao Câncer. A doação foi para a entidade construir sede própria, porém o ato nunca foi efetivado, já que a associação não aceitou a oferta e nunca incorporou o terreno ao seu patrimônio.
Expirou - “Resta claro que a Rede Feminina não rendeu obediência aos comandos legais vigentes à época, quais sejam, a obrigação de fixação de encargos à donatária e de cláusula de reversão no caso de inadimplemento, a exigência de aceitação da doação, além do decurso de lapso temporal de mais de 25 anos, desde a sua edição sem a consecução do seu objeto”, justificou Reinaldo.
Solenidade – A Assembleia Legislativa realiza nesta segunda-feira (11), a partir das 19h, sessão solene em comemoração aos 50 anos da Assembleia de Deus de Mato Grosso do Sul (IEADMS). Membros da igreja serão homenageados durante o evento, que foi proposto pelo deputado estadual Rinaldo Modesto (Podemos).