ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Afinal, os secretários assinaram ou não contrato com metas?

Gabriela Couto, Jackeline Oliveira e Caroline Maldonado | 06/07/2023 06:00
Governador Eduardo Riedel (PSDB) reunido com 11 secretários e adjuntos (Foto: Governo de MS/Divulgação)
Governador Eduardo Riedel (PSDB) reunido com 11 secretários e adjuntos (Foto: Governo de MS/Divulgação)

Missão impossível – Saber sobre as assinaturas dos contratos de gestão, com compromissos e metas a serem alcançadas pelas secretarias estaduais, fundações e autarquias tem sido uma verdadeira missão impossível. Cada semana é uma informação diferente. De acordo com o secretário de Gestão Estratégica, Pedro Arlei Caravina, todos os contratos já foram assinados, restando apenas a apresentação dos resultados, que serão feitas em reuniões bimestrais. Porém, alguns assumem que não assinaram, como o secretário de Segurança Pública, Carlos Videira.

Gaúcho ilustre - O vereador Claudinho Serra (PSDB) apresentou na Câmara Municipal proposta para dar título de visitante ilustre ao presidente nacional do PSDB, governador Eduardo Leite, que visitará a Capital no próximo sábado (8) para evento partidário. Vale ressaltar que na última vez que Leite esteve no Estado, em setembro de 2021 ele já recebeu a homenagem proposta pelo vereador Professor Juari (PSDB). Na época, apenas Tiago Vargas (PSD) foi contra.

Homenagem aos chilenos - O presidente da Câmara Municipal, Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), apresentou várias propostas de homenagem de visitante ilustre à comitiva chilena que vem a Campo Grande para ser aprovado em plenário. Dentre os listados estão Sérgio Asserella Alvarado, conselheiro do governo regional de Tarapacá, Rúben Castro Hurtado, gerente-geral do Porto de Iquique Tarapacá, José Miguel Carvajal Gallardo, Governador de Tarapacá, e o prefeito de Iquique, Maurício Soria Machiavello. A honraria é mais uma forma de reconhecimento às pessoas que se destacam por seu brilhantismo nas mais diversas áreas da sociedade e estejam visitando a cidade.

O homem não para - Na coluna de ontem já falamos do ritmo frenético do governador Eduardo Riedel (PSDB). Mas desta vez, nem no dia do aniversário o homem descansou. Nessa quarta-feira (5) dia em que comemorou 54 anos, Riedel esteve em Assunção no Paraguai, ao lado do presidente da Assembleia, Gerson Claro (PP), em visita de cortesia ao presidente eleito no Paraguai, Santiago Peña.

Caçula - Quem também faz aniversário em julho é a principal universidade de Mato Grosso do Sul. Dez anos mais jovem que Riedel, a UFMS comemora 44 anos como Instituição Federal. Mas tudo começou em 1962, como projeto do então governador Pedro Pedrossian. As primeiras faculdades abertas foram de Farmácia e Odontologia, em Campo Grande. Neste mês, o monumento chamado Paliteiro, símbolo da Instituição, ficará iluminado de azul.

Veneno no ar - Os três deputados estaduais da bancada do PT, José Orcírio Miranda, o Zeca do PT, Pedro Kemp e Gleice Jane apresentaram nesta terça-feira (4) o projeto de lei para proibir a pulverização aérea de agrotóxicos na agricultura no Estado, sob punição e pagamento de multa de 1500 mil UFERMS, o equivalente hoje a R$ 71,1 mil. O valor pode ser dobrado em caso de reincidência.

Causa própria - A deputada estadual Gleice Jane (PT) apresentou projeto de lei que institui Dia Estadual da Consciência Sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis. A parlamentar quer que a data entre no calendário estadual todos anos, no dia 28 de junho. A petista possuiu uma doença crônica chamada Síndrome de Guillain-Barré.

Na onda - No mesmo eixo da saúde, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou o projeto de lei (PL) 1.211/2020, que institui o Dia Nacional da Diálise. O texto recebeu parecer favorável do senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e segue para sanção, se não houver recurso para votação em Plenário.

Regras mais duras - A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta quarta-feira (5) o relatório da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) ao projeto que endurece as penas por crimes de maus-tratos e abandono de incapaz e de exposição a perigo de saúde e à integridade física ou psíquica de pessoas idosas. O texto segue para a Comissão de Constituição e Justiça.

E o estatuto? - O deputado estadual Rafael Tavares (PRTB) quer mudar o destino das armas de fogo e munições apreendidas em operações realizadas pelas Polícias Civil e Militar em Mato Grosso do Sul. Ele apresentou projeto de lei para permitir, após a elaboração de laudo pericial, o encaminhamento das apreensões para uso do Comando do Exército. As polícia Civil ou Militar, terão prazo de dez dias para requerer ao Comando do Exército a doação dos armamentos apreendidos, de suas peças, componentes e munições. Lembrando que Estatuto do Desarmamento prevê a destruição deste tipo de material após operações.

Nos siga no Google Notícias