ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, TERÇA  24    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Decoração continua brilhando, quase 10 meses após Natal

Gabriela Couto, Jackeline Oliveira e Caroline Maldonado | 05/10/2023 06:00

Estrela esquecida - A Prefeitura da Capital não notou, mas a empresa contratada para montar decoração em 2022 deixou uma estrela natalina esquecida desde janeiro, no cruzamento da Avenida Calógeras com a Barão do Rio Branco. Após ser questionada pela reportagem do Campo Grande News, a responsável fez a remoção da peça. Precisou que alguém avisasse, quase 10 meses depois.

Dias e cores - Um dia após o deputado estadual Pedro Kemp (PT) reclamar de a Assembleia Legislativa perder tempo com projetos de lei referentes a datas comemorativas e cores de meses, o projeto dele mesmo, que cria o “Maio Furta-Cor”, sobre cuidados com a saúde mental materna, foi aprovado em 2ª votação.

Festa e cia - Também foi aprovada mais uma festividade para o calendário de eventos do Estado, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), o projeto cria a festa do padroeiro de Jardim, Santo Antônio, assim como na Capital, comemorado anualmente na semana em que já ocorre o feriado municipal, em 13 de junho.

Com circulos em vermelho, deputada Camila e a senadora Soraya em foto da Bancada do Batom 2023. (Foto: Reprodução)
Com circulos em vermelho, deputada Camila e a senadora Soraya em foto da Bancada do Batom 2023. (Foto: Reprodução)

Batom versão 2023 - Depois de 35 anos, deputadas federais e senadoras se reuniram para recriar a foto da “Bancada do Batom”, tirada para marcar a promulgação da Constituição de 1988. Na primeira, apareceram as congressistas constituintes. De Mato Grosso do Sul, a primeira versão não tem representante. Na de 2024, aparecem a deputada Camila Jara (PT) e Soraya Thronicke (Podemos).

Menos saias na foto, mais no Congresso - Uma curiosidade ressaltada por Camila Jara é que no primeiro registro das congressistas, em preto e branco, o uso de saia ainda era obrigatório. Muita coisa mudou também na representatividade. Naquele tempo, havia 26 mulheres, ou seja, 5% do total. Hoje, a bancada feminina na Câmara tem 90 deputadas, cerca de 18% das cadeiras.

Puxa-saco – O vereador Riverton de Souza (PSD) criou a ‘Medalha Tereza Cristina de Liderança no Agronegócio’. O evento de entrega aos homenageados será nesta sexta-feira (6), às 19h, na Câmara Municipal. Está confirmada a presença da senadora. Na justificativa, o parlamentar destacou a relevância do trabalho feito pela ex-ministra da Agricultura no setor do agronegócio.

Reduzir gastos – O Legislativo estuda pedido para que o Governo do Estado faça estudos no sentido de reduzir o ICMS cobrado sobre a energia elétrica. A medida, excepcional e temporária, tem o objetivo de amenizar o impacto do aumento do valor da tarifa de energia elétrica em decorrência da onda de calor devido às mudanças climáticas, que fizeram as temperaturas subirem muito acima da média histórica dos últimos anos no Estado.

Moção de apoio - A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) fez questão de apoiar publicamente as ações do Congresso Nacional das últimas semanas, após embate com o STF (Supremo Tribunal Federal). Ela protocolou uma moção de apoio aos gabinetes das presidências do Senado e Câmara dos Deputados, no sentido de continuar se posicionando de forma contrária à "usurpação da competência primária do Poder Legislativo".

Atração - Corrida do Pantanal no fim de semana, deve reunir 20 mil atletas no Parque dos Poderes. Quem trabalha por lá, reclama da aglomeração, mas que compete está adorando as maratonas no Estado. No domingo, um dos participantes será o melhor brasileiro colocado na última edição da corrida de São Silvestre, Fábio Jesus Correia, de 23 anos. Ele ficou em quarto lugar na principal prova masculina do Brasil, com um tempo de 46:13.

Sondar oportunidades - O vice-governador, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, afivela as malas nos próximos dias para viajar a Dubai, nos Emirados Árabes. Ele participa, de 13 a 21, do evento Future Urbanism. Quem também viaja para conhecer experiências de outros países é o delegado geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel de Oliveira Filho. Ele vai aos Estados Unidos participar de um encontro com chefes de polícia, entre os dias 14 e 17. E, por fim, também viaja o diretor da Fundação de Turismo, Bruno Wedling, para divulgar o Estado durante o Remote Latin América, em Cuenca, no Equador.

Nos siga no Google Notícias