ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, QUINTA  15    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Equipe "enlouquece" com ritmo do chefe governar

Caroline Maldonatto, Jackeline Oliveira, Gabriela Couto | 05/07/2023 06:00
Riedel durante discurso ao completar 100 dias de governo. (Foto: Arquivo)
Riedel durante discurso ao completar 100 dias de governo. (Foto: Arquivo)

Frenético - Assessores mais próximos e secretários que despacham diariamente com o governador Eduardo Riedel (PSDB) estão “enlouquecidos” com o ritmo de trabalho do chefe. Acorda cedo, já começa acionar a equipe por volta das 6 horas, dorme tarde, sempre depois da meia-noite e não tem dias de descanso no seu calendário. Também é comum reunião no fim de semana na Governadoria.

Maratona – Além dos despachos internos, Riedel tem agenda cheia de viagens. Começou a semana em Rio Negro, interior do Estado, na terça-feira esteve em Brasília, para onde volta na quinta. Quarta inicia o dia em Campo Grande e estará também em Assunção, Paraguai. A sexta-feira é novamente dedicada ao interior, começando pela cidade de Naviraí. No sábado, de volta à Capital, recebe seu colega do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para encontro dos tucanos.

Buscar torcida - "Time que não joga não tem torcida". Parece frase sob medida para jogo de futebol, mas foi com ela que o deputado estadual Pedro Pedrossian Neto definiu a movimentação que o partido dele, o PSD, assumiu para expandir no Estado. Segundo ele, a legenda quer lançar candidaturas próprias ou indicar a vice em coligações, além de estimular nomes para disputa nas câmaras municipais.

Arrumando o time - A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, presidente do Consórcio Central, formado com municípios vizinhos, começa a dar forma às estruturas criadas para aperfeiçoar serviços das cidades que ficam no entorno da Capital. Ela já destacou oito servidores para atuarem no serviço de inspeção de produtos de origem animal, para haver um SIM (Serviço de Inspeção Municipal) único no grupo, formado pela Capital, Jaraguari, Dois Irmãos do Buriti, Sidrolândia e Terenos.

Secretário no comando - No Diogrande desta terça-feira, junto com a designação de servidores, foi publicada a regulamentação para esse serviço de inspeção, que inclui fiscalização sobre produtos como carne, leite e mel. São cerca de 300 páginas com regras sobre a instalação das indústrias, a documentação necessária e os passos para a certificação. Quem vai comandar esse processo é o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Luiz Spinosa Vila.

Impedimentos - O deputado federal Marcos Pollon (PL) apresentou o Projeto de Lei 709/23 que impede invasores de propriedades particulares rurais ou urbanas de receberem auxílios ou benefícios decorrentes de programas assistenciais federais, bem como de tomar posse em cargo ou função pública. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Locação - A Câmara Municipal publicou contrato de R$ 8.904,24 para alugar o Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, nos dias 23 e 24 de agosto, com objetivo de realizar a sessão solene de entrega de título de cidadão campo-grandense e de cidadão benemérito de 2023. O valor foi pago para a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

Libera geral - Criada ontem, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, proposta pelo deputado estadual Júnior Mochi (MDB), já teve a primeira demanda. O deputado estadual Zeca do PT pediu que seja analisada a permissão de criação de tilápia na bacia do Pantanal. "Mato Grosso liberou geral, será que aqui não conseguimos também?", indagou o parlamentar. Zeca explicou que é piscicultor de médio porte e que sua propriedade fica no divisor de águas de Sidrolândia. De acordo com o deputado, a espécie de peixe é melhor para comercialização, por isso o interesse na liberação.

Nova comissão - Lideranças devem participar no sábado (8) da primeira reunião da Comissão dos Povos Originários na Câmara Municipal da Capital. Os vereadores André Luís Soares, o “Prof. André” (Rede), e Alírio Villasanti, o “Coronel Alírio” (União Brasil), criaram o grupo a pedido e farão o encontro no fim de semana para garantir que as pessoas que trabalham de segunda a sexta possam participar.

Corte a cabeça - O vereador Marcos Tabosa (PDT) enviou um ofício à prefeitura pedindo a exoneração do secretário de Saúde, Sandro Benites. Na lista, aponta sete motivos para a demissão. Lembra que em oito meses a secretaria teve corte de pediatras, redução de escala de plantão, falta de medicamentos em unidades e ainda a “festa junina” no gabinete do secretário, flagrada pelo vereador Ademar Júnior, o “Coringa” (PSD), na sexta-feira (30). Além deles, assinaram o pedido os vereadores André Luís Soares, o “Prof. André” (Rede), e Ayrton Araújo (PT).

Nos siga no Google Notícias