Ex-governador aproveita "folga" para curtir como astronauta
Astronauta – Nada como uma folguinha do peso da responsabilidade nas costas. O ex-governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), publicou nas redes sociais uma versão de astronauta. Na postagem, ele revelou que estava mexendo no celular e achou a imagem feita pelo aplicativo Lensa, que virou febre entre os usuários semanas atrás. "Achei essa imagem feita por inteligência artificial... O que vocês acharam? Estou parecendo mesmo um astronauta? ", brincou.
Enxoval - Os presos vão ganhar parte do enxoval novo. O Diário da União abriu pregão para compra de 975 colchões de solteiro e 2.077 chinelos 0km. As comprinhas vão para quem cumpre pena em Penitenciárias Federais, como aqui de Campo Grande, além das de Brasília, Catanduvas/PR, Mossoró/RN e Porto Velho/RO. No dia 31 de janeiro o governo divulga o vencedor da licitação. No total serão gastos R$ 302.821,20. Nesta semana, a polêmica envolvendo presidiários foi o auxílio-reclusão para famílias de pessoas que foram presas quando tinham carteira assinada, que foi reajustado de acordo com o salário mínimo.
Renunciar - O vereador João César Mattogrosso (PSDB) vai renunciar ao cargo no último dia de janeiro para assumir a suplência na Assembleia Legislativa. Com o titular da cadeira, Pedro Caravina, no posto de secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Mattogrosso terá que torcer para que tudo dê certo na missão de Caravina no Executivo. Caso contrário, ficará chupando dedo, sem mandato.
Acúmulo de função - O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck é imbatível em acumular funções no governo. Também foi designado para assumir como diretor-presidente da MS-Mineral (Empresa de Gestão de Recursos Minerais). Ele ainda vai responder na função de representante de acionista nas Assembleias da Empresa.
Lista de antiguidade - A Procuradoria-Geral do Estado tornou pública uma lista de profissionais sob o critério de antiguidade. São 101 procuradores no total, os mais antigos já acumulam 42 anos de carreira. Judith Amaral Lageano, Sarah Filgueiras e Silva e Rafael Coldibelli Francisco são os primeiros da lista.
Mais 15 minutos de fama - A deputada estadual Dione Hashioka (Podemos) terá mais "15 minutos de fama". Continua com foto no site da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), até o começo do ano legislativo, em 1º de fevereiro. Ela ocupa a cadeira deixada por José Carlos Barbosa (PP), o Barbosinha, que assumiu a vice-governadoria. Dione foi candidata à deputada federal, mas perdeu.
Chefe continua - A Delegacia Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul não vai mudar de comando. Roberto Gurgel de Oliveira Filho foi reconduzido ao cargo. A exoneração ocorreu por ser obrigatória em fim de mandato, e nova nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado e assinada pelo governador Eduardo Riedel (PSDB).
Nomeado - O advogado sul-mato-grossense Luiz Henrique Eloy Amado foi nomeado como secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas. Criado no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Ministério é comandado por Sônia Guajajara e Eloy é o ‘number two’ da pasta.
Crematório de animais - A PetPax Crematorium requereu à Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) a Licença Ambiental para operar em Campo Grande. Depois da cidade ganhar um crematório de pessoas, a dos bichinhos ficará na Rua Mário Silveira Barbosa, esquina com Padre José Delfino, no Jardim Itamaracá.
Resíduos sólidos - O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, conselheiro Jerson Domingos, recebeu nesta quarta-feira (18) a visita de representantes da Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos). O assunto foi o interesse em renovar um Termo de Cooperação entre as instituições para apoiar as prefeituras do Estado no desenvolvimento de ações de infraestrutura de saneamento. A intenção é orientar os prefeitos sobre a destinação correta dos resíduos sólidos, porque a nota anda baixa no interior.